OBESIDADE: COMPREENDENDO ESSE DESEQUILÍBRIO ORGÂNICO EM CÃES E GATOS

  • Antônio Gonçalves Andrade Junior Universidade Federal de Pelotas
  • Sabrina Oliveira Capella Universidade Federal de Pelotas
  • Martha Bravo Cruz Piñeiro Universidade Federal de Pelotas
  • Márcia Oliveira Nobre Universidade Federal de Pelotas

Resumo

A obesidade é uma condição patológica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura, sendo uma das principais patologias observadas em cães e gatos. É uma doença de prevalência crescente e influenciada por diversos fatores genéticos e ambientais, tais como: raça, idade, sexo, status gonadal, endocrinopatias, dieta e atividade física. É uma condição patológica que predispõe o animal a diversas complicações na saúde, como redução da longevidade, problemas em articulações, neoplasias e diabetes mellitus. Existem diversos métodos que auxiliam no diagnóstico dessa patologia e que são importantes para o tratamento. Diante disso, esta revisão tem por objetivo expor e discutir as possíveis etiologias e complicações, os métodos utilizados para o diagnóstico da obesidade e tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Gonçalves Andrade Junior, Universidade Federal de Pelotas
Graduando em Medicina Veterinária.
Sabrina Oliveira Capella, Universidade Federal de Pelotas
Médica Veterinária formada na Universidade Federal de Pelotas (2012). Mestre em ciência animal (2015) e Doutora em ciência animal (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Veterinária/FV/UFPel na área de Clinica Médica de Pequenos Animais.
Martha Bravo Cruz Piñeiro, Universidade Federal de Pelotas
Médica Veterinária formada na Universidade Federal de Pelotas (2017). Atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Márcia Oliveira Nobre, Universidade Federal de Pelotas
Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas e coordenadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Clínica de Pequenos Animais (ClinPet) e coordenadora da área de intervenções mediadas por animais (Pet terapia) no Programa de Residência Multiprofissional (UFPel) e orientadora no Programa de Pós-graduação em Veterinária e no Programa de Pós-graduação em Parasitologia.
Publicado
2020-06-15
Como Citar
Andrade Junior, A. G., Capella, S. O., Piñeiro, M. B. C., & Nobre, M. O. (2020). OBESIDADE: COMPREENDENDO ESSE DESEQUILÍBRIO ORGÂNICO EM CÃES E GATOS. Science and Animal Health, 7(2), 105-125. https://doi.org/10.15210/sah.v7i2.14813
Seção
Clínica Médica e Cirúrgica