Situs inversus totalis EM RATO WISTAR

  • Taiane Rita Carnevali Universidade de Passo Fundo
  • Claudia Giordani Universidade Federal de Pelotas
  • Caroline Bohnen de Matos Universidade Federal de Pelotas
  • Karina Affeldt Guterres Universidade Federal de Pelotas
  • Cristine Cioato da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Marlete Brum Cleff Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Situs inversus, uma alteração rara na qual os órgãos se desenvolvem no lado oposto de sua localização habitual, já foi relatada em diferentes espécies. Seu diagnóstico é baseado nos exames por imagem, sendo geralmente um achado ocasional. Diante da raridade da alteração, o objetivo foi descrever a ocorrência de Situs inversus totalis em um animal experimental, por meio de exame radiográfico e de necropsia. Uma rata albina Wistar, com 16 semanas, utilizada para estudo experimental independente, foi submetida à radiografia torácica e abdominal, sendo observada diferente disposição dos órgãos internos. Após o término do experimento, procedeu-se a necropsia do animal, em que foi observada a localização oposta à anatômica dos órgãos: fígado, baço, estômago, ceco, pulmão e coração, caracterizando Situs inversus totalis com dextrocardia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taiane Rita Carnevali, Universidade de Passo Fundo
Graduação em Medicina Veterinária - Universidade de Passo Fundo (2008); Residência em diagnóstico por imagem - Universidade Federal de Pelotas (2010); Mestrado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Veterinária - Universidade Federal de Pelotas (2012); Radiologista e ultrassonografista - Universidade de Passo Fundo (Atual).
Claudia Giordani, Universidade Federal de Pelotas
Graduação em Medicina Veterinária - Universidade Federal de Pelotas; Especialização em Radiodiagnóstico Veterinário - Universidade Federal de Pelotas; Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Veterinária - Universidade Federal de Pelotas; Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Veterinária - Universidade Federal de Pelotas.
Caroline Bohnen de Matos, Universidade Federal de Pelotas
Graduação em Medicina Veterinária - Universidade Federal de Pelotas (2011); Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Veterinária - Universidade Federal de Pelotas (2014); Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Veterinária - Universidade Federal de Pelotas (Atual).
Karina Affeldt Guterres, Universidade Federal de Pelotas
Graduação em Medicina Veterinária - Universidade Federal de Pelotas (2010); Especialização em Clínica Médica em Animais de Companhia - Universidade Federal de Pelotas (2013); Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Veterinária - Universidade Federal de Pelotas (2014); Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Veterinária - Universidade Federal de Pelotas (Atual)
Cristine Cioato da Silva, Universidade Federal de Pelotas
Graduação em Medicina Veterinária - Universidade Federal de Pelotas (2011); Especialização em Clínica Médica em Animais de Companhia - Universidade Federal de Pelotas (2014); Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Veterinária - Universidade Federal de Pelotas (2016); Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Veterinária - Universidade Federal de Pelotas (Atual).
Marlete Brum Cleff, Universidade Federal de Pelotas
Graduação em Medicina Veterinária - Universidade Federal de Pelotas (1998); Especialização em Homeopatia pela Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS) de São Paulo (2002); Mestrado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Veterinária - Universidade Federal de Pelotas (2003); Especialização em Produtos Naturais - Universidade Federal de Pelotas (2005); Doutorado em Ciências Veterinárias pelo Programa de Pós-graduação em Veterinária - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Clínicas Veterinárias junto a Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2017-01-26
Como Citar
Carnevali, T. R., Giordani, C., de Matos, C. B., Guterres, K. A., da Silva, C. C., & Cleff, M. B. (2017). Situs inversus totalis EM RATO WISTAR. Science and Animal Health, 4(3), 228-237. https://doi.org/10.15210/sah.v4i3.8098
Seção
Clínica Médica e Cirúrgica