PANORAMA DO USO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS EM PESQUISAS SOBRE AVALIAÇÃO DA PEGADA DE CARBONO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

  • Paulo Guilherme Fuchs Instituto Federal de Santa Catarina
  • Sandro Vieira Soares Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Cristina Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Regina de Aguiar Dutra Universidade do Sul de Santa Catarina
  • José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra Universidade do Sul de Santa Catarina

Resumo

 O emprego apropriado de métodos quantitativos em pesquisas na área da sustentabilidade é fundamental para proporcionar iniciativas que culminem em desenvolvimento sustentável, uma vez que a diversidade de opções lógicas existentes para a concepção e realização de pesquisas científicas encontram-se cada vez mais especializadas com o desenvolvimento de softwares e ganhos de qualidade dos recursos digitais. A presente investigação procurou representar a conjuntura atual dos métodos quantitativos utilizados em pesquisas que abordam avaliação da pegada de carbono nas instituições de ensino superior. O estudo é bibliográfico, já que explorou uma amostra de 20 artigos científicos publicados entre 2016 e 2021 relacionados ao assunto. Os resultados da pesquisa mostram que a maioria das publicações sobre o tema utilizou da técnica de análise de regressão múltipla, com 35%. O questionário foi utilizado para coleta de dados na maioria dos estudos, com 75%, seguidos pela pesquisa documental, com 25%. Os resultados mostram a predominância do uso da escala de mensuração Likert de 5 pontos, em 40% dos artigos. A pesquisa permitiu concluir que os principais estudos relacionam não só as emissões de carbono ou o uso de energia, mas diferentes outras variáveis para medir e interpretar o instrumento da pegada de carbono. O estudo ajudou a expandir o entendimento a respeito da utilização dos métodos quantitativos em pesquisas sobre o tema e evidenciou alguns percursos metodológicos que podem sustentar estudos futuros.

Biografia do Autor

Paulo Guilherme Fuchs, Instituto Federal de Santa Catarina
Diretoria de Ensino - Reitoria
Publicado
2022-04-22
Seção
ARTIGOS