A RELAÇÃO SUJEITO-OBJETO NA PESQUISA QUALITATIVA

  • Glicia Vieira Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Ruy Quadros Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Resumo

É possível a objetividade científica na pesquisa em ciências sociais e aplicadas? Trata-se de uma objetividade do mesmo tipo que a das ciências naturais como afirmam os positivistas? A partir destas questões, este artigo busca analisar como as diferentes vertentes das ciências sociais trabalham a tensão sujeito-objeto, tentando apreender o que estas perspectivas trazem de contribuição à investigação científica.

Biografia do Autor

Glicia Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Graduação em Administração (UFES, 1996), mestrado em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP, 1999) e doutorado em Ciências Sociais (UNICAMP, 2005). Professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (DADM/CCJE/UFES). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (PGES/UFES). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência, Tecnologia, Organizações e Inovação (GECITI/DADM/UFES). Editora Científica da RAE - Revista de Administração de Empresas (área de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação). Editora Associada da G&R - Revista Gestão & Regionalidade. Editora de Área da Revista Gestão & Conexões (área de Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação). Pesquisadora do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG/UNICAMP) e do Laboratório de Gestão da Tecnologia e Inovação (LabGETI/DPCT/UNICAMP).
Ruy Quadros, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Graduação em Administração de Empresas (EAESP/FGV, 1974), mestrado em Ciência Política (UNICAMP, 1980), doutorado em Economia do Desenvolvimento (University of Sussex, UK, 1993) e livre-docência (UNICAMP, 2002). Professor Titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (DPCT/IG/UNICAMP). Coordenador do Laboratório de Gestão da Tecnologia e Inovação (LabGETI/DPCT/UNICAMP).
Publicado
2015-12-08
Seção
ARTIGOS