Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1. A revista CADERNOS do CIM  recebe e publica artigos inéditos e resenhas de Relações Internacionais, Meio-Ambiente, Infraestrutura, Estudos de Integração  e áreas afins de pós-graduandos, mestres, doutores e especialistas com notório saber na área. Demais casos serão avaliados pelo Comitê Editorial.
2. Os artigos são publicados a partir de revisão realizada dentro das normas técnicas de periódicos. Os trabalhos submetidos devem apresentar entre 4.500/6000 palavras, incluindo os resumos e a bibliografia. Não são publicados trabalhos de conclusão de curso (TCC) e similares.

3. As opiniões expressadas pelos autores são de sua inteira responsabilidade.

4. Dado o caráter não lucrativo do periódico, os autores não são ressarcidos pela publicação dos artigos.
5. Não é permitida a reprodução total ou parcial das matérias, salvo com consentimentos dos autores e da Entidade gestora do periódico.
6. Originais, publicados ou não, não serão devolvidos.
7. A apresentação dos originais deve obedecer obrigatoriamente o que se especifica a seguir:
a) Editoração eletrônica, com apresentação de disquete (ou via e-mail em arquivo anexado) e cópia, digitado em WINWORD 7.0 ou arquivo texto, corpo 12, fonte Times New Roman, espaço simples;
b) Título em negrito. Subtítulo em caracteres (fonte) menor;
c) Identificação dos autores, abaixo do título e subtítulo;
d) Referência, sobre o (s) autor (es) após o texto integral.
e) Referência, se for o caso, ao evento em que o texto foi apresentado ou identificação da origem do trabalho, indicada no final, mediante a inserção de asterisco junto ao título;
f) Artigos com mapas, tabelas, gráficos ou figuras, só serão aceitos devidamente escaneados, apresentados em extensão JPG e em disquete à parte ou confeccionado em papel vegetal;
g) Notas relativas ao texto identificadas numericamente (1,2,3...) e apresentadas obrigatoriamente ao final da página;
h) Um Resumo na língua portuguesa e um Abstract em língua estrangeira, preferencialmente, inglesa ou francesa, assim como identificação de 5 palavras-chave em português e em língua estrangeira. Os resumos deverão ser sucintos (150 palavras) e, juntamente com as palavras-chave e equivalente em língua estrangeira, incluídos após a indicação de título e autores, antes do início do texto do trabalho;
i) Indicação bibliográfica (se houver) após o texto, sem negrito, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT:
i.a) Livro: SOBRENOME, nome (s). Título do livro. Local da Edição, Editora, ano da publicação. No caso de autoria coletiva, devem constar os nomes do (s) organizador (es);
i.b) Artigo: SOBRENOME, nome (s) (do(s) autor (es) do capítulo). Título do artigo, nome da revista, volume (número), página inicial-página final, ano de publicação;
i.c) Capítulo de livro: SOBRENOME, nome (s) (do (s) autor (es) do capítulo). Título do capítulo, In: SOBRENOME, nome (s) (do (s) editor (es) ou organizador (es) do livro). Título do Livro, Local de Edição, página inicial e final do capítulo, ano de publicação;
8. A ordem de publicação dos trabalhos é de competência exclusiva da coordenação da revista é do conselho editorial. A ordem de publicação levará em conta:
a) data da apresentação dos originais obedecidas normas anteriores;
b) temática atual, envolvendo interesse científico, didático, de divulgação, extensão afinidade com outros artigos e retomada de abordagens dos temas e situações afins:
c) disponibilidade de espaço em cada número do periódico;
9. Os artigos devem ser submetidos para a Revista por este site.
10. Os trabalhos remetidos para publicação deverão conter ficha, em anexo, contendo: nome completo dos autores, instituição em que atuam, endereço para correspondência, telefone e e-mail para contato.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.