A política patrimonial atual do Brasil e a gestão compartilhada do patrimônio arqueológico na Amazônia

  • Ana Cristina Rocha Silva Universidade Federal do Amapá
  • Ligia Terezinha Lopes Simonian Universidade Federal do Pará

Resumo

O artigo aborda as relações entre a trajetória da política de preservação cultural do Brasil e a gestão do patrimônio arqueológico na Amazônia. O objetivo é refletir os reflexos da reorientação metodológica da política patrimonial no gerenciamento dos bens arqueológicos na região, de modo a discutir as modalidades com que o poder público fomenta a apropriação desses bens culturais, aliada aos pilares do desenvolvimento sustentável. As análises fundamentam-se na realidade de três regiões: Maracá (AP); Calçoene (AP); e Monte Alegre (PA). Concluiu-se que a reorientação metodológica da política patrimonial não sinaliza ressonância na constituição de uma gestão densa e efetiva para o patrimônio arqueológico nessas regiões. Ao perpetuar práticas centralizadoras e seletivas, a gestão do bem destacado reproduz a lógica tradicional da política do patrimônio. Dificulta, assim, que a sociedade civil possa conduzir e protagonizar o processo de apropriação de seu meio ambiente cultural. 

Biografia do Autor

Ana Cristina Rocha Silva, Universidade Federal do Amapá
Doutoranda em Desenvolvimento Socioambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (PPGDSTU/NAEA/UFPA) (2017/...). Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (2014). Licenciada e Bacharel em História pela Faculdade de Macapá (2009).  Especialista em História da Amazônia pela Faculdade de Macapá (2011). É professora Assistente II do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amapá (Campus Binacional). 
Ligia Terezinha Lopes Simonian, Universidade Federal do Pará
Doutora em Antropologia pela City University of New York (1993) e pós-doutorado nessa mesma universidade   (2000).  Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981). Especialista em Antropologia pelo Museu de Antropologia da Universidade de Santa Catarina (1973). Graduada em História pela Universidade Federal de Santana Maria (1972). Graduada em Direito Pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo (1975). É professora Titular da Universidade Federal do Pará, junto ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA). Atua no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido e no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Desenvolvimento.
Publicado
2018-01-14