História, memória e identidade: refletindo sobre a oralidade como aporte para leitura de uma cultura.

  • Ivo Dos Santos Canabarro UNIJUI PPGD em Direitos Humanos
  • Lilian Maria Moser Universidade Federal de Rondônia
  • Eduardo Servo Ernesto CDEAMPRO - Centro de estudos avançados sobre memória e patrimônio de Rondônia.

Resumo

Este artigo socializa parte da reflexão sobre História, Memória e Identidade à luz dos posicionamentos de Montenegro (2012), Halbawchs (2003), Tedesco (2004) e Hall (2012). Com base nesse estudo, buscou-se problematizar, no desenvolvimento deste trabalho, a questão de os sujeitos, ao narrarem suas trajetórias de vida, revelarem significações e representações culturais construídas e compartilhadas no âmbito de uma memória social, em correlação direta com sua cultura. O resultado dessa reflexão possibilitou a construção de um conhecimento sobre como a Oralidade se constitui uma ferramenta metodológica para a leitura de uma dada cultura.

Biografia do Autor

Ivo Dos Santos Canabarro, UNIJUI PPGD em Direitos Humanos
Pós doutor em História Social UFF, doutor em historia social UFF e Universidade de Paris III. Professor PPGD em Direitos Humanos UNIJUI RS.
Lilian Maria Moser, Universidade Federal de Rondônia
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (1992), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável -Universidade Federal do Pará (2006).Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional, História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, cultura, memória, migração, religião e gênero.
Eduardo Servo Ernesto, CDEAMPRO - Centro de estudos avançados sobre memória e patrimônio de Rondônia.
Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Rondônia (2011) e Mestrado em História e Estudos Culturais pela mesma instituição (2014). Professor e Pesquisador; é vinculado ao grupo de pesquisas CDEAMPRO - Centro de Estudos Avançados sobre Patrimônio e Memória de Rondônia. Atua nos temas: História e Cultura, Memória e Identidade e História de Rondônia/Amazônia.
Publicado
2018-01-14