Política pública de preservação ferroviária em Bauru (SP): os desdobramentos da criação de programas nacionais e conselhos representativos na década de 1980

  • Sérgio Ricardo Losnak Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP - Bauru
  • Eduardo Romero de Oliveira

Resumo

Este trabalho busca caracterizar as políticas públicas de preservação no estado de São Paulo, mais especificamente da cidade de Bauru, tendo como objetos o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural e o Museu Ferroviário Regional. Esses mecanismos de proteção estão presentes em muitos municípios e se tornaram a principal ferramenta de preservação de bens ferroviários. Em termos metodológicos, o trabalho contou com pesquisa bibliográfica exploratória sobre o tema, análise documental e entrevistas com agentes envolvidos no processo. Como resultado, chegou-se à compreensão das diretrizes, conceitos, valores e agentes que atuam na preservação por meio das políticas públicas, indicando-nos o método de musealização como prática principal quando se trata do patrimônio industrial ferroviário, não só na cidade de Bauru como em outros municípios do estado de São Paulo.

Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Losnak, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP - Bauru
Formado em geografia, especialista em Gestão Cultural pela ECA/USP, mestrando pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP - Bauru. Agente cultural do Museu Histórico Municpal de Bauru.
Publicado
2019-02-02