A memória e os objetos: interpretações sobre o filme brasileiro “O palhaço”

  • Darlan De Mamann Marchi Universidade Federal de Pelotas
  • Olivia Silva Nery Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Resumo

O filme “O Palhaço” (2011), do ator e diretor brasileiro Selton Mello, permite discutir algumas questões em torno da memória e da identidade. O palhaço circense Benjamin, protagonista do filme, e interpretado por Mello, sofre uma crise de identidade. Vivendo no espaço de um ofício tradicional sob a lona do circo, o personagem é afetado pela realidade de um mundo repleto de transformações. No documentário sobre a produção do filme, Mello fala da importância que teve um chapéu, utilizado pelo seu personagem Benjamin, para a concepção da obra. No roteiro da obra, quando vive seus dilemas, o palhaço materializa-os na metáfora de outro objeto: um ventilador. Estes objetos que compõem o universo do filme são os elementos que se utiliza, para a análise do mesmo nesse artigo.  Palavras-chave: palhaço; circo; memória; objetos; identidade.

Biografia do Autor

Darlan De Mamann Marchi, Universidade Federal de Pelotas
Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (2018) com bolsa demanda social Capes, com período de doutorado sanduíche  no exterior através de bolsa do CNPq (2015-2016) no Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.  Possui mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Licenciado em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santo Ângelo (2007).
Olivia Silva Nery, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Doutoranda (Bolsista CAPES) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel, e Bacharela em História pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Publicado
2019-02-02