A chancela da Paisagem Cultural Brasileira: 10 anos de caminhos e descaminhos de uma política de cultura com compromisso social

  • Danilo Celso Pereira Universidade de São Paulo

Resumo

O objetivo deste texto é analisar os caminhos e descaminhos de uma década da política de preservação das Paisagens Culturais Brasileiras, criada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por meio da Portaria nº 127/2009. A partir de uma revisão bibliográfica e documental acerca do tema, busca-se evidenciar as potencialidades dessa categoria de patrimônio no contexto das políticas nacionais de cultura, ressaltando, também, seu caráter social. Conclui-se que, mesmo com as importantes contribuições desse tema para o campo do patrimônio, concatenadas com as disposições da Constituição de 1988, se têm optado em restringir a atuação do instituto ao quadro social de memórias já estabelecido em detrimento da valorização do patrimônio produzido no cotidiano e no trabalho de grupos sociais vulneráveis.

Biografia do Autor

Danilo Celso Pereira, Universidade de São Paulo
Geógrafo pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Geografia Humana também pela USP, quando foi bolsista da Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tendo desenvolvido as atividades práticas do programa junto ao Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (DEPAM). Atualmente é discente em nível doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP e pesquisador convidado do Grupo do CNPq do Instituto Florestal do Estado de São Paulo intitulado 'Planejamento e Monitoramento de Áreas Naturais Protegidas". Tem experiência nas áreas de Geografia e Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia crítica, cidades-patrimônio, patrimônio natural, paisagem cultural, políticas públicas de preservação e educação patrimonial.
Publicado
2020-01-30