Técnicas de Cenários e o Método Delphi: visões de futuro para o prédio que abrigou a Fábrica Santa Amélia

  • Brenda Rodrigues Coelho Leite Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Conceição de Maria Belfort de Carvalho Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Kláutenys Dellene Guedes Cutrim Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de análise de cenários futuros para o prédio onde funcionou a fábrica Santa Amélia, e hoje abriga os cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão. O estudo adota como proposta metodológica o método de Delphi, visando a construção de três futuros possíveis para o prédio, para as décadas que correspondem a 2017-2027, a partir do consenso de opiniões dos especialistas/painelistas (sujeitos da pesquisa). Os dados apontam como cenário otimista “O Complexo da fábrica Santa Amélia como destaque de ensino e visitação”; o cenário pessimista “O prédio da fábrica Santa Amélia restaurada para degradação”.

Biografia do Autor

Brenda Rodrigues Coelho Leite, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Mestre no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA); Cordenadora do setor de Análise Mercadológica da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís(SETUR/SLZ)
Conceição de Maria Belfort de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA).
Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA).
Publicado
2021-01-15