Desafios e dificuldades das políticas preservacionistas em Ribeirão Preto – SP

  • Flávia Fernanda Segismundo Vilas Boas Universidade Federal de Uberlândia
  • Claudias dos Reis Cunha Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a conservação de imóveis no município de Ribeirão Preto–SP que já tiveram seu valor cultural reconhecido, estando legalmente protegidos pelo tombamento, porém se encontram em estado de abandono, perdendo-se da memória da cidade. Problematiza as dificuldades de aplicação das políticas de preservação e gestão patrimonial, procurando explicitar as relações, estratégias e embates entre os diversos agentes envolvidos nesse contexto, detectando as principais dificuldades sociais, econômicas e culturais que pesam sobre a aplicação e fiscalização das ações preservacionistas na cidade. Para tornar mais objetiva a problematização desenvolvida no artigo, apresentam-se aqui a trajetória do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto, juntamente com a análise de cinco bens imóveis tombados no município. Ao apresentar as dificuldades e desafios das políticas preservacionistas em Ribeirão Preto, busca-se contribuir com o processo de salvaguarda dos bens arquitetônicos da cidade e a conservação da memória local.

Biografia do Autor

Flávia Fernanda Segismundo Vilas Boas, Universidade Federal de Uberlândia
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2016). Mestre em arquitetura e urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia-MG, com o projeto de pesquisa intitulado IMÓVEIS PROTEGIDOS LEGALMENTE, MAS NÃO CONCRETAMENTE: Reflexões sobre a prática preservacionista em Ribeirão Preto-SP. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, instrumentos de conservação e preservação do patrimônio, planejamento urbano e paisagismo, identidade territorial e educação patrimonial.
Claudias dos Reis Cunha, Universidade Federal de Uberlândia
Professora Associada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG. Doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). E-mail: claudiareis@ufu.br
Publicado
2021-07-15