Entre Deus e o Estado: Salazar, Franco e a Igreja Católica nas ditaduras ibéricas do século XX

Resumo

Este artigo analisa as complexas relações entre a Igreja Católica, seus agentes, as ditaduras ibéricas do século XX e seus respectivos ditadores: António Salazar e Francisco Franco. A referida complexidade dessas relações é demonstrada pelas fases de maior ou menor aproximação entre os agentes e pelas intersecções de seus âmbitos de influência, reciprocamente e em outras áreas de interesse. A Igreja, muito embora não tenha sido o único meio de penetração social e base de apoio dos governantes autoritários ibéricos, apresentou-se como importante aliada na conjuntura que permitiu tanto a ascensão desses regimes autoritários como a sua continuidade no poder.

Biografia do Autor

Bruno Gazalle Cavichioli, Universidade Federal de Pelotas
Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória (NUPPOME). Bolsista da CAPES.
Carlos Artur Gallo, Universidade Federal de Pelotas
Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Estágio Doutoral realizado na Universidade Complutense de Madri (UCM, Espanha). Professor do Departamento de Sociologia e Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenador do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória (NUPPOME).
Publicado
2022-07-25