Lugares de memória, memórias concorrentes e leis memoriais.

  • Janice Gonçalves Docente do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

Dividido em três partes, o artigo propõe uma reflexão acerca dos sentidos da noção de “lugares de memória” e seus desdobramentos na cultura da memória contemporânea. Na primeira parte, adota-se uma abordagem que busca ir além das chaves de interpretação dadas pelo senso comum,parapensar os “lugares”mais propriamente como vetores e ativadores de memória. Na segunda parte, é brevemente analisada a trajetória da noção de “lugares de memória” nos escritos de Pierre Nora. Finalmente, na terceira parte do artigo, a discussão é articulada às questões postas, na atualidade, pelo que vem sendo caracterizado como “guerras de memórias” ou “concorrência memorial”, tendo em vista, sobretudo, a afirmação de determinadas memórias por meio de leis específicas (que ficaram conhecidascomo “leis memoriais”).

Biografia do Autor

Janice Gonçalves, Docente do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Graduada em História; Mestre e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Publicado
2015-06-30
Seção
Artigos