Cidade como lugar de memórias

  • jessica Aline Tardivo Universidade de São Paulo_Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
  • Anja Pratschke Universidade de São Paulo Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Resumo

Sabemos que a cidade e seus espaços proporcionam leituras que transitam dentro das experiências das ciências exatas, humanas e biológicas. Neste artigo, as leituras da cidade são analisadas como ideários de representação e registro de memórias. Por meio de uma revisão bibliográfica trama o os lugares de memória a cidade, arte e tecnologia, em três momentos de reflexão (1) lugar de memórias, (2) a cidade como lugar de memórias (3) cidade, memória e arte. Apresentando como consideração que as possibilidades de interação tornaram-se necessárias nas experiências entre homem, cidade e memória, tanto no espaço concreto quanto no virtual. Promovendo a produção de conhecimento tramado entre a história social, a imaginação e a memória.Palavras chave: Cidade. Lugar. Memória.

Biografia do Autor

jessica Aline Tardivo, Universidade de São Paulo_Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
Duplamente Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de Franca - UNIFRAN (2008) e Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Central Paulista - UNICEP (2014). Pós Graduada no curso de Especialização em Ética Valores e Cidadania na Escola, pela Universidade de São Paulo - USP (2012).Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP,com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP(2014).Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo USP. 
Anja Pratschke, Universidade de São Paulo Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Anja Pratschke, Arquiteta alemã e pesquisadora, vive no Brasil desde 1990. Graduada pela Ecole dArchitecture de Grenoble, França [Arq. DPLG, 1991]; Mestre em Historia da Arquitetura sobre a configuração de vazios pela Escola de Engenharia, USP [1996]; Pesquisa da Arquitetura contemporânea no Japão, Osaka [1994]; Doutora em Ciências Computacionais sobre o uso de estruturas mnemônicas como método de construção de espaços virtuais pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, USP [1998-2002]. Doutorado Sandwich/Especialização em Hipermedias pela Université de Paris 8 (2001), Pós-doutorado na Bartlett School of Architecture, University College of London sobre Cibernética de Segunda Ordem e Arquitetura [2009]. Desde agosto 2001, é Professora em tempo integral do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos [antigo Departamento de Arquitetura e Urbanismo -EESC, até 2011] da Universidade de São Paulo onde leciona Informática na Arquitetura [graduação] e Concepção arquitetônica e Cultura Digital [pós-graduação]. Desde 2001, é co- coordenadora do grupo de pesquisa Nomads.usp. [www.nomads.usp.br], Núcleo de Estudos sobre Habitares Interativos, onde seus projetos de pesquisa são concentrados nas áreas de Processos de Design e Comunicação em Arquitetura: Mnemônica, Cibernética de segunda ordem, Teoria de Sistemas e Complexidade, Design paramétrico e BIM , Ecologia, Estudos culturais e Mídia.
Publicado
2016-12-30
Seção
Artigos