Documento, memória e arquivo na arte contemporânea: algumas reflexões sobre a obra fotográfica Imemorial de Rosagela Rennó

  • Charles Monteiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Resumo

Este artigo problematiza as relações entre a fotografia, história e esquecimento na obra Imemorial (1994) de Rosangela Rennó. A artista problematiza através do projeto Arquivo Universal os usos sociais, o estatuto da fotografia e seu arquivamento nas instituições públicas, bem como a possibilidade de se construírem narrativas alternativas sobre a construção da nação a partir delas.

Biografia do Autor

Charles Monteiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
Doutor em História Social (PUC-SP), pós-doutorado em História da Arte (Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne), professor do PPG de História e de Letras da PUC-RS, pesquisador em Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq , coordenador do Laboratório de Pesquisa em História da Imagem e do Som do PPG de História da PUCRS e do GT Nacional Imagem, Cultura Visual e História da ANPUH-Brasil.
Publicado
2016-01-08
Seção
Artigos