Brizola nas páginas e fotografias de Veja em 1979: o trabalho do editor de fotografia e do fotógrafo

  • Caio de Carvalho Proença Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS. Laboratório de Pesquisa em História da Imagem e do Som (LPHIS).

Resumo

O presente artigo procura apresentar o trabalho do editor de fotografia e do fotógrafo contratado na revista Veja, delineando-se para a compreensão de como se realizou a cobertura fotográfica, diagramação e escolha de imagens sobre o retorno de Leonel Brizola do exílio em 1979. O trabalho do fotógrafo Ricardo Chaves; o filtro editorial pelo trabalho de editor de fotografia de Sergio Sade; a narratividade, diagramação e apresentação das fotografias nas páginas deVeja como o produto final, como o fotojornalismo da revista. Apresenta-se aqui um estudo de caso sobre o uso da fotografia a favor do argumento editorial da revista. O uso do visual, em meio à crise da fotografia-documento nos anos 1970. A experiência fotográfica é interpretada para compreender o fotojornalismo como um trabalho feito em conjunto, e não de um homem só.

Biografia do Autor

Caio de Carvalho Proença, Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS. Laboratório de Pesquisa em História da Imagem e do Som (LPHIS).
Graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestrando em História pela mesma instituição, como bolsista CNPq Integral, na linha de pesquisa Sociedade, Ciência e Arte. Sua pesquisa é intitulada como "FOTOGRAFIAS DO FOTOJORNALISMO NO BRASIL DOS ANOS 1970: PEDRO MARTINELLI E HÉLIO CAMPOS MELLO ATUANDO EM VEJA E ISTOÉ, APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS VISUAIS". Vem participando de atividades relacionadas à História e Cultura Visual desde 2010, como bolsista de iniciação científica e enquanto graduando em História. Vem realizando uma série de entrevistas com fotojornalistas e fotodocumentaristas brasileiros desde 2012, compondo parte do acervo do LPHIS/PUCRS. O resultado de pesquisas foram apresentadas na PUCRS, UPF, UNISSINOS, UNICAMP, USP e UERJ, recebendo o prêmio Destaque de Pesquisa pela ANPUH/RS em 2014.
Publicado
2016-01-08
Seção
Ensaios