NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II: entre o direito e o dever de resgatar o itinerário escolar

  • Tatyana Marques de Macedo Cardoso COLÉGIO PEDRO II/UFF
  • Priscila de Assunção Barreto Côrbo IBICT/CPII
  • Ricardo Pimenta IBICT

Resumo

O presente artigo tem como propósito apresentar o potencial informativo dos documentos históricos pertencentes ao Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II como prova e informação/testemunho da história da educação brasileira. Trata-se de uma discussão acerca desse espaço como um “lugar de memória” e de direito à memória. Demonstra que a referida instituição de ensino possui uma documentação significativa para a pesquisa ocupando um lugar central e de referência no universo das fontes de informação que podem ser utilizadas para reconstruir o seu itinerário escolar. Ressalta a importância do desenvolvimento de ações e iniciativas para a preservação dos acervos de memória escolar uma vez que seus registros documentais possibilitam a obtenção de notícias e informações sobre o passado histórico-educativo. Conclui-se que a constituição de políticas de preservação e a implementação de repositório institucional devem ser pensadas como forma de garantir o direito à memória, a democratizar o acesso do pesquisador à informação, preservar e documentar o patrimônio histórico-institucional, bem como a memória nacional, atendendo aos objetivos e finalidades institucionais.

Biografia do Autor

Tatyana Marques de Macedo Cardoso, COLÉGIO PEDRO II/UFF
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Comissão de Memória Histórica do Colégio Pedro II. Colaboradora da Rede Brasileira de Preservação Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Bibliotecária do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Priscila de Assunção Barreto Côrbo, IBICT/CPII
Doutoranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Membro da Comissão de Memória Histórica do Colégio Pedro II. Colaboradora da Rede Brasileira de Preservação Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Bibliotecária do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
Ricardo Pimenta, IBICT
Pesquisador Adjunto I do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ). Pesquisador Associado do Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (LIINC/UFRJ) e membro da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS). Durante o biênio de 2012-2014 foi membro da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) - Memórias Reveladas, no Arquivo Nacional. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Memória e Sociedade, registrado no diretório do CNPq. Participa como pesquisador de outros grupos como: Estudos e Práticas de Preservação Digital; Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i) e Lavits: Rede Latino Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade.
Publicado
2016-12-30
Seção
Artigos