O LIVRO DAS PASSAGENS E O CONCEITO DE IMAGEM DIALÉTICA EM WALTER BENJAMIN

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Claudio Celso Alano da Cruz

Resumo

O presente artigo, utilizando-se das conhecidas “teses” benjaminianas sobre a história, busca estabelecer alguns caminhos possíveis para uma melhor compreensão do conceito de imagem dialética, desenvolvido por Benjamin no Livro das Passagens, especialmente na parte da obra que chamou de Arquivo N (Konvolut N), tendo em vista sua utilização em futuras pesquisas que tenham como suporte teórico a filosofia da história de Walter Benjamin.  Palavras-chave: imagem dialética; constelação; Livro das Passagens; Teses sobre o conceito da história; Walter Benjamin.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Alano da Cruz, C. C. (2018). O LIVRO DAS PASSAGENS E O CONCEITO DE IMAGEM DIALÉTICA EM WALTER BENJAMIN. Caderno De Letras, (30), 113-127. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i30.13723
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Claudio Celso Alano da Cruz, UFSC

Escritor, professor e pesquisador. Realizou Pós-Doutorado na Universidad de Buenos Aires (2008) e Doutorado em Teoria Literária na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desenvolvendo atualmente o projeto intitulado "Passagens: Benjamin, Paris, Borges, Buenos Aires". Tem textos publicados no país e no exterior (Estados Unidos, Argentina, Holanda, França, Venezuela, Paraguai, Chile). Ocupa o cargo de Professor Associado 4 na Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua na área de Teoria Literária, Literatura Brasileira e Literatura Argentina, enfocando principalmente os seguintes temas: representações da experiência no espaço (campo/subúrbio/cidade) e no tempo (história/memória) no âmbito da literatura moderna, principalmente a partir de conceitos de Walter Benjamin. Em 2000 adaptou para o palco o romance "Os Ratos", de Dyonélio Machado, com temporadas no Teatro Gláucio Gil (Rio de Janeiro) e Teatro do Sesi (Porto Alegre). Publicou, entre outros livros, Marcos IV,23 (1988), Literatura e Cidade Moderna (1994), Simões Lopes Neto (1999), Arrabaleros (2006), A Ilha do Tesouro e outros poemas (2009) e Recordações de um encenador da província (2010). No mesmo ano publicou Poesia herege (Florianópolis:Editora da UFSC, 2010) - poemas traduzidos de Evaristo Carriego. Organizou em 2012 uma edição comemorativa ao centenário de publicação de Contos Gauchescos (João Simões Lopes Neto) para a Editora da UFSC. Organizou a coletânea de ensaios Orfeu do Vinicius & Cia (Florianópolis:Editora da UFSC, 2015).