A INVENÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE: UM ROMANCE AUTOBIOGRÁFICO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rosana Cristina Zanelatto Santos
http://orcid.org/0000-0001-9921-6765

Resumo

A naturalização da heterossexualidade via heteronormatividade alimenta uma lógica de desumanização do sujeito, por meio de um processo que se inicia pelo corpo, estendendo-se pela linguagem e pelas relações de gênero, sociais, políticas e culturais, o que torna nua a identidade desse sujeito. Ele passa então a ser (re)conhecido por sua existência física/material e não por aquilo que ele quer ser e por aquilo que ele quer que o mundo compreenda nele/dele. Propõe-se a possibilidade de compreensão da heteronormatividade como uma invenção retórica que contribui significativamente para a encenação e a fixação de uma aparência de naturalização, de centralidade e de necessidade acerca das diferenças de gênero, tendo como reforço ações como a transfobia e a homofobia. Para dialogar com essa possibilidade, elegeu-se o romance autobiográfico de João W. Nery (2011) Viagem solitária: memórias de um transexual trinta anos depois.Palavras-chave:  Heteronormatividade; invenção; retórica; literatura brasileira contemporânea.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Zanelatto Santos, R. C. (2019). A INVENÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE: UM ROMANCE AUTOBIOGRÁFICO. Caderno De Letras, (34), 483-497. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i34.16891
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rosana Cristina Zanelatto Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; CNPq.

Doutora em Letras pela USP. Docente na UFMS - Campo Grande. Docente permanente do PPGEL-UFMS e do PPGL-UFMS. PQ-CNPq. Pesquisadora da FUNDECT-MS.