A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO NO DISCURSO POLÍTICO: COMO OS CANDIDATOS À PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO INFLUENCIARAM SEUS ELEITORES?

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Verônica Passos Alves
https://orcid.org/0000-0002-9576-7970
Bianca Brito de Carvalho Araújo

Resumo

A comunicação é a base da interação social e, no campo político, ela é um elemento fundamental. Usar a linguagem de maneira eficaz na construção de uma argumentação que influencie a tomada de decisões dos eleitores em potencial é uma das características indispensáveis para quem faz política. Compreendendo que a política se desenvolve a partir do embate de ideias, os objetivos deste trabalho são apresentar os conceitos do artigo “A argumentação em uma problemática da influência” (CHARAUDEAU, 2016) e propor uma análise destes conceitos em dois corpus retirados de contextos de campanha política em que os candidatos à prefeitura Eduardo Paes e Marcelo Crivella apresentam suas ideias ligadas à postura de um bom gestor para a cidade do Rio de Janeiro.  Essa análise nos leva a compreender a importância da argumentação no discurso político e sua influência no resultado eleitoral. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Alves, V. P., & Araújo, B. B. de C. (2022). A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO NO DISCURSO POLÍTICO: COMO OS CANDIDATOS À PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO INFLUENCIARAM SEUS ELEITORES?. Caderno De Letras, (41), 461-475. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i41.21029
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Verônica Passos Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II (2017), possui Bacharel em Letras português-francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Licenciatura em Letras português-francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Foi professora de francês na Aliança Francesa do Rio de Janeiro de 2009 a 2014. No Colégio Pedro II, foi professora contratada de francês nos anos de 2012 e 2013 e desde 2014, após aprovação em concurso público, é professora efetiva de francês desta Instituição, lotada no Campus Engenho Novo II. É membro do Grupo Estudos e Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação na Educação (GEPEAIINEDU), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ e do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED) no Campus Engenho Novo II do CPII. 

Bianca Brito de Carvalho Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

CHARAUDEAU, P. A argumentação em uma problemática da influência. ReVEL, edição especial vol. 14, n. 12, 2016. Trad. Maria Aparecida Lino Pauliukonis.
CHARAUDEAU, P. L’argumentation dans une problématique de l’influence. Revue Argumentation et Analyse du Discours, (AAD) n°1, L’analyse du discours au prisme de l’argumentation, en ligne (http://aad.revues.org), 2008.
CHARAUDEAU, P. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. Trad. Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2016.
CRIVELLA, M. Discurso disponível em : Mb6/?igshid=bsyhx64xy9g8>.
PAES, E. Discurso disponível em: < http://www.facebook.com/watch/?v=435447347423157>.