A VOZ DO LEITOR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O QUE SE ESCUTA QUANDO SE LÊ EM VOZ ALTA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luiza Milano
http://orcid.org/0000-0003-0040-7911
Gibran Ayub
http://orcid.org/0000-0001-5287-4533

Resumo

O presente artigo aborda o lugar que ocupa a voz na atividade de leitura em voz alta compartilhada. Para tanto, parte de interrogações em torno de conceitos complexos como o de voz e de leitura, para, a seguir, apontar questões relevantes acerca da implicação desses conceitos para a atividade de leitura em voz alta compartilhada. A principal conclusão a que se chega é de que tal atividade pode propiciar aos leitores um novo modo de perceber a literatura, bem como a própria posição enquanto leitor, em parceria com os demais leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Milano, L., & Ayub, G. (2022). A VOZ DO LEITOR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O QUE SE ESCUTA QUANDO SE LÊ EM VOZ ALTA. Caderno De Letras, (44), 121-133. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i44.22678
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Luiza Milano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma Universidade.

Gibran Ayub, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmico do curso de Licenciatura em Letras no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Referências

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas – o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
BARTHES, R; HARAS, R. Escuta. In: Enciclopédia Einaudi. Porto: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1987. Volume 11.
BENVENISTE, É. Da subjetividade na linguagem. In: _____. Problemas de linguística geral I. Trad. Maria da Glória Novack e Maria Luiza Neri. Revisão de Isaac Nicolau Salum. 3. ed. Campinas: Pontes; Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1991.
BOLOGNA, C. Voz. In: Enciclopédia Einaudi. Porto: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1987. Volume 11.
CAVARERO, A. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Trad. Flavio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
EVARISTO, C. Ponciá Vicêncio. 3 ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 5. ed. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1983.
JAKOBSON, R. Lingüística e comunicação. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1969.
JEAN, G. A leitura em voz alta. Lisboa: Editora Instituto Piaget, 2000.
MILANO, L. O sertão em voz alta. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 42, n. 74, pp.76-83, maio/ago. 2017.
MILANO, L. Leitura em voz alta compartilhada: a alteridade como espaço de escuta. In: Literatura na vida: experiências de ler e escrever na educação e na saúde [recurso eletrônico] / organizadores Luís Augusto Fischer e Marta Orofino – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2020.
MILANO, L.; FLORES, V. N. Os sentidos da voz e a definição do humano. Jornal Zero Hora, Porto Alegre - RS, p. 8, 14 abr. 2014.
PARRET, H. La voix et son temps. Bruxelles: Éditions De Boeck Université, 2002.
PENNAC, D. Como um romance. Trad. Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009.
PETIT, M. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.
SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. Organização e edição Charles Bally e Albert Sechehaye; colaboração de Albert Riedlinger. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1977.
SAUSSURE, F. de. Escritos de linguística geral. Organização e edição Simon Bouquet e Rudolf Engler. Trad. Carlos Salum; Ana L. Franco. São Paulo: Cultrix, 2004.
STEVANIN, A. A presença do som no Grande Sertão: Veredas. Trabalho de Conclusão de Curso. Porto Alegre: Instituto de Letras, UFRGS. 2019. Disponível em: [http://hdl.handle.net/10183/200144]
ZILBERMAN, R. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, n. 14, pp. 11-22, 2008.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.