A CRIAÇÃO DE UMA TRADIÇÃO CRÍTICA NA AMÉRICA LATINA E O IMAGINÁRIO DA LITERATURA TRANSFRONTERIÇA NO SUL DO BRASIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Catia Dias Goulart

Resumo

Neste artigo reflito sobre as relações entre a literatura de fronteiras produzida entre o sul do Brasil, Uruguai e Argentina e seu vínculo com a construção de uma linha expressiva do pensamento crítico na América Latina: o paradigma da transcultural. Busco por um lado destacar momentos de articulação desse método de leitura no âmbito da crítica latino-americana; por outro, evidencio como tal paradigma foi a base para uma mudança de perspectiva por parte dos pesquisadores brasileiros dedicados à literatura da região. Destaco um descompasso: a relação entre o corpus e a crítica tem criado um consistente imaginário em torno de uma unidade cultural configurada como cultura gauchesca/ pós-gauchesca, quando a literatura contemporânea produzida por escritores da região lida com um imaginário muito mais diversificado do que a produção crítica tem tratado. Assim, mediante a leitura crítica da crítica, observo a homogeneização do imaginário cultural dessa região, e, considerando a pluralidade da ficção local na contemporaneidade, proponho a desarticulação dessa imagem. Para tanto, retomo o pensamento crítico na América Latina pela perspectiva de leitura que vem sendo concebida como Pensamento de Fronteira e promovo a leitura da ficção local em sua diversidade.Palavras-chave: imaginários do Sul; pensamento crítico na América Latina; transculturação, literatura de fronteira.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Goulart, C. D. (2016). A CRIAÇÃO DE UMA TRADIÇÃO CRÍTICA NA AMÉRICA LATINA E O IMAGINÁRIO DA LITERATURA TRANSFRONTERIÇA NO SUL DO BRASIL. Caderno De Letras, (26), 93-123. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i26.8988
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Catia Dias Goulart, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA- Brasil

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Rio Grande (1994), com bolsa de iniciação cientifica 1992-1994.Especialista em Pensamiento Filosofico Latinoamericano, pela Facultad de Ciencias Sociales y Humanísticas de la Universidad Central de Las Villas, Cuba (1998), mestrado em História da Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2004), com bolsa integral CNPq e Doutora em Letras, com ênfase em teoria da Literatura, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016), com bolsa parcial CAPES. Realizou estágio de Doutorado Sanduíche na Université Sorbonne, Paris IV, com bolsa CAPES e é professora da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - desde 2006 , com experiência nas seguintes áreas: teorias da literatura, literatura latino-americana, literatura brasileira contemporânea e ensino de literatura.