Infecção de sítio cirúrgico em revascularizações do miocárdio: estudo retrospectivo

Palavras-chave: Circulação extracorpórea, Cirurgia torácica, Enfermagem, Infecção hospitalar

Resumo

Objetivo: analisar a incidência de infecção do sítio cirúrgico em revascularizações do miocárdio. Métodos: estudo quantitativo com 314 prontuários de pacientes submetidos às revascularizações no período de 2014 a 2016, do serviço de cirurgia cardíaca. Foram avaliadas as relações de variáveis operatórias com o aparecimento de infecção de sítio cirúrgico para determinar os fatores significativos. Para a coleta dos dados utilizou-se as fichas de circulação extracorpórea e para a análise as definições estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resultados: 66,2% eram do sexo masculino; 62,1%, brancos; 47,3%, hipertensos; 22,8%, diabéticos e 91,7%, cirurgias eletivas. Evidenciou-se que febre, edema local em 24 horas, dor, necrose em lesão operatória e (re)abordagem cirúrgica são os principais fatores para incidência de infecções relacionada ao tempo médio de circulação extracorpórea e de cirurgia. Conclusão: a infecção de sítio cirúrgico em revascularizações está relacionada com o tempo de cirurgia e de circulação extracorpórea.

Biografia do Autor

Heberton Polegato dos Santos, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
Enfermeiro, Bacharel em Enfermagem, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, Presidente Prudente, São Paulo.
Ariela Cristina Ribeiro, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
Enfermeira, Bacharel em Enfermagem, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, Presidente Prudente, São Paulo.
Vinícius Encenha Lanza, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
Enfermeiro, Residente em Terapia Intesiva, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, Presidente Prudente, São Paulo
Diego Santiago Montandon, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Faculdade de Enfermagem de Presidente Prudente da Universidade do Oeste Paulista
Enfermeiro, Doutorando e Mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Docente da Faculdade de Enfermagem de Presidente Prudente da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, Presidente Prudente, São Paulo.
Simone de Godoy, Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo
Enfermeira, Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo.
Publicado
2018-11-29
Como Citar
1.
dos Santos HP, Ribeiro AC, Lanza VE, Montandon DS, Godoy S de. Infecção de sítio cirúrgico em revascularizações do miocárdio: estudo retrospectivo. J. nurs. health. [Internet]. 29º de novembro de 2018 [citado 28º de março de 2024];8(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/14048
Seção
Artigos Originais/ Original Articles