Percepções dos profissionais de enfermagem na aplicação do checklist de cirurgia segura / Perceptions of nursing professionals in the applying the safe surgery checklist

Palavras-chave: Centros cirúrgicos, Enfermagem de centro cirúrgico, Segurança do paciente

Resumo

Objetivo: conhecer as percepções dos profissionais de enfermagem sobre a aplicação do checklist de cirurgia segura. Método: estudo qualitativo do tipo exploratório com 12 participantes. A coleta de dados ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, por meio de entrevistas semiestruturadas e o material foi explorado através da análise temática de Minayo. Resultados: parte dos profissionais de enfermagem não têm conhecimentos sobre questões que envolvem a segurança cirúrgica. Aqueles que conhecem o checklist de cirurgia segura têm dificuldade para aplicar ou não reconhecem o instrumento como ferramenta de prevenção ou redução de erros. Conclusões: a implantação de uma ferramenta envolve a sensibilização dos profissionais para que reconheçam a importância da sua utilização. É necessário o envolvimento desde a concepção da ferramenta, bem como a oferta de capacitação contínua.

Biografia do Autor

Ian Cesar Cardoso Toti, Universidade Federal de Juiz de Fora/Faculdade de Enfermagem
Enfermeiro pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2019). Capacitado em Suporte Básico de Vida pela SOMITI (2019). Integrar o quadro de monitores de parasitologia, departamento de parasitologia, microbiologia e imunologia do instituto de ciências biológicas (2016-2017), bolsista do Programa de Iniciação Científica da UFJF (PIBIC / UFJF) (2014-2015), estudo de projeto de treinamento profisisonal em unidade de atenção primária à saúde no município de Juiz de Fora / MG (2017). Atuou no projeto de extensão intitulado Parasitos intestinais e pediculados: prevenção em escolares do ensino fundamental (2017-2018). Você ligou para Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (2017-2018). No período de 2013 até 2014, integrou o Grupo de Estudos e Pesquisa Avançada em Enfermagem (GEPAE). Vivência internacional através do intercâmbio institucional realizado para Portugal no Instituto Politécnico de Setúbal, sem qualificação em duas disciplinas teóricas, Cuidados Continuados e Paliativos e Situações de Cuidados Complexos e de Enfermagem e Cuidados de Alto Risco Bernardo em Setúbal / Portugal (09/2018 / 02/2019). Autor da monografia intitulada: SEGURANÇA DO PACIENTE: percepção da equipe de enfermagem sobre a importância da aplicação da lista de verificação de cirurgia segura, sob orientação das professoras: Dra. Jaqueline Ferreira Ventura Bittencourt e Dra. Maira Buss Thofehrn.
Jaqueline Ferreira Ventura Bittencourt, Universidade Federal de Juiz de Fora/Faculdade de Enfermagem
Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Juiz de Fora 1994. Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais 2000. Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2008. Atualmente é Professora Associada (nível 1) da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Departamento de Enfermagem Aplicada, com atuação nas Disciplinas: Enfermagem Saúde do Adulto e Idoso I e II, Fundamentos e Tecnologia do Cuidar em Enfermagem III, Trabalho de Conclusão do Curso de Enfermagem I e II, Estágio Curricular Supervisionado II (área hospitalar) . Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa GAPESE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Autocuidado e Processo Educativo em Saúde e Enfermagem. Tem experiência na área de enfermagem em centro cirúrgico e recuperação, enfermagem em centro de material e esterilização e cirurgia segura. Desenvolve pesquisa de natureza qualitativa fenomenológica, com abordagem na enfermagem em saúde da mulher, autocuidado, redes sociais e de apoio e no enfrentamento às doenças crônico-degenerativas.
Manuela Gomes Campos Borel, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Escola de Enfermagem Anna Nery
Mestre em Enfermagem - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG), Especialista em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social - ENSP/FIOCRUZ, especialista em Ginecologia e Obstetrícia - UNISUAM/RJ, cursando a Especialização Gestão em Saúde-Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ/MG), graduada em Enfermagem (FAG, Cascavel/PR), membro do Grupo de Pesquisa Gerência em Saúde e em Enfermagem (UFJF/MG). Atualmente é militar do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro, vínculo militar de carreira, é monitora do Curso de Formação e Graduação de Sargentos, formação superior, responsável por ministrar as disciplinas de saúde (higiene e profilaxia militar, primeiros socorros militar) dentre outras de cunho específico militar.
Thayenne Barrozo Mota Monteiro, Universidade Federal de Juiz de Fora/Faculdade de Enfermagem
Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-graduada Lato Sensu em Enfermagem Oncológica Pediátrica e Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Experiência profissional na área de Enfermagem com ênfase em Atenção Primária e Secundária à Saúde, especialmente, em sala de vacinas, rastreamento do diagnóstico relacionado à Hanseníase, docência em Neuropsiquiatria em nível médio de ensino. Atualmente, componho o grupo de pesquisa Gerência em Saúde e Enfermagem (GESEnf) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Exerço função de preceptora de estágio supervisionado na Faculdade de Enfermagem na Universidade Salgado de Oliveira, no Campus de Juiz de Fora (MG) e enfermeira na modalidade preventiva no Espaço Viver Bem da Unimed Juiz de Fora (MG). Principais linhas de pesquisa: Espiritualidade, Equipe de Enfermagem, Processo de morte, Paciente oncológico, Hanseníase.
Camila Do Nascimento Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora/Faculdade de Enfermagem
Enfermeira pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2018). Capacitada em Suporte Básico de Vida pela SOMITI (2019). Pós-graduado em Gestão Hospitalar pela IPEMIG (2020). Licenciatura em Enfermagem pela UFJF (previsão de conclusão em julho de 2020). Autora da monografia intitulada Autocuidado de idosos após alta hospitalar e como interlocuções com enfermagem domiciliar, sob orientação da Profª Dra. Edna Aparecida Barbosa de Castro. Possui experiência na área de urgência e emergência no SAMU, em Atenção Primária à Saúde referente a assistência e gestão no município de Juiz de Fora e em atendimento ambulatorial na Clínica de Psiquiatria HU-CAS da UFJF. Capacitado em Primeiros Socorros pelas Empresas Juniores ACE Jr. e Medic Jr. e pela Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (LATE) da UFJF (2017); em Ciências Médicas Forenses pela Renova Cursos (2017); em Técnicas Laboratoriais e Análises Forenses pela Liga Acadêmica de Toxicologia (LATOX-UFJF) (2018); aprimoramento em Enfermagem Oncológica pela Neoclínica Oncologia e Centro de Estudos Prof. Adauto Amin (2016). Possui proficiência em Leitura de Textos Acadêmicos em Inglês (2016) e Produção Escrita: Detectores (2018) do Programa de Idiomas Sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação (MEC). Integração do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Autocuidado e Processos Educacionais em Saúde e Enfermagem (GAPESE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), integrante do Grupo de Estudos em Atenção Primária em Saúde (atual). Atuou no Projeto de Extensão Parasitos Intestinais e Pediculados: reprodução em escolares do ensino fundamental, desenvolvimento em escolas públicas do município de Juiz de Fora.
Maira Buss Thofehrn, Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Enfermagem
Graduação-Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1984) e Graduação-Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1984). Especialização em Assistência de Enfermagem a Pacientes em Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Estágio Pós Doutoral na Universidade de Múrcia, na Espanha (2012). De 1991 a 2017 atuei como docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, na graduação e desde 2008 também na pós-graduação. A partir de 2017 passei a professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Em março de 2018 iniciei como professora visitante no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tenho experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Teoria dos Vínculos Profissionais, temática construída no Curso de Doutorado, ainda, estudo os seguintes temas: relações interpessoais, grupo e equipe de enfermagem; equipe multiprofissional; equipe interdisciplinar; gerenciamento em enfermagem; processo de trabalho; subjetividade no trabalho; espiritualidade na enfermagem e na saúde; docência e ensino na enfermagem. Participo do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem.
Publicado
2020-05-29
Como Citar
1.
Toti ICC, Bittencourt JFV, Borel MGC, Monteiro TBM, Silva CDN, Thofehrn MB. Percepções dos profissionais de enfermagem na aplicação do checklist de cirurgia segura / Perceptions of nursing professionals in the applying the safe surgery checklist. J. nurs. health. [Internet]. 29º de maio de 2020 [citado 25º de abril de 2024];10(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/18332
Seção
Artigos Originais/ Original Articles