Perfil dos idosos de uma instituição de longa permanência

  • Andressa Hoffmann PINTO Faculdade de Enfermagem -Universidade Federal de Pelotas
  • Celmira LANGE Faculdade de Enfermagem -Universidade Federal de Pelotas
  • Samanta Bastos MAAGH Universidade Católica de Pelotas
  • Patrícia Mirapalheta PEREIRA Faculdade de Enfermagem -Universidade Federal de Pelotas
  • Natália Leal Duarte de ALMEIDA Hospital Escola-FAU UFPel
Palavras-chave: Saúde, Enfermagem, Saúde do Idoso

Resumo

Objetivo: descrever o perfil dos idosos de uma Instituição de Longa Permanência. Métodos: trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva transversal, desenvolvida entre março/maio de 2010 em uma ILPI. Os dados foram coletados em abril de 2010 utilizando questionário estruturado com questões sobre o perfil do idoso, doenças preexistentes e o nível de independência (KATZ), e para análise foram digitados duplamente no Epinfo. Resultados: obteve-se que a maioria dos idosos eram mulheres, longevas, brancas, viúvas e alfabetizadas. As doenças mais prevalentes foram problemas cardíacos e Diabetes Melittus. Quanto a escala de Katz 45% obteve escore 1.Conclusão:assim, muitos idosos mantiveram a independência funcional, confirmando a necessidade do uso de um instrumento de avaliação para promoção da saúde, sendo a Escala de Katz de fácil aplicação para avaliar as limitações das atividades diária.

Biografia do Autor

Andressa Hoffmann PINTO, Faculdade de Enfermagem -Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem com área de concentração: PRÁTICAS SOCIAIS EM ENFERMAGEM E SAÚDE. Bolsista do PPGENF- UFPel pela Capes. Membro da comissão do Journal of Nursing and Health.
Celmira LANGE, Faculdade de Enfermagem -Universidade Federal de Pelotas
Doutorado em Enfermagem Fundamental.  Escola Enfermagem Ribeirão Preto Universidade de São Paulo, 2005. Mestrado em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, 1997.  Especialização em Administração dos serviços de Saúde.  Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil, 1987.Especialização em Administração Hospitalar- Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil, 1986. Especialização em Reabilitação do aparelho locomotor.  Hospital Sarah Kubitschek, 1982.Docente da Faculdade de Enfermagem da UFPel desde 1989
Samanta Bastos MAAGH, Universidade Católica de Pelotas
Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pelo programa de pós graduação de Enfermagem da Ufpel. Docente da Universidade Católica de Pelotas.
Patrícia Mirapalheta PEREIRA, Faculdade de Enfermagem -Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutoranda e Mestre em Ciências da Saúde pelo programa de pós graduação de Enfermagem da Ufpel. Bolsista do PPGENF- UFPel pela Capes. Membro da comissão editorial da Journal of Nursing and Health.
Natália Leal Duarte de ALMEIDA, Hospital Escola-FAU UFPel
Enfermeira Especialista em Oncologia do serviço de Radioterapia da UFPel.
Publicado
2013-11-04
Como Citar
1.
PINTO AH, LANGE C, MAAGH SB, PEREIRA PM, de ALMEIDA NLD. Perfil dos idosos de uma instituição de longa permanência. J. nurs. health. [Internet]. 4º de novembro de 2013 [citado 18º de abril de 2024];3(1):27-9. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3521
Seção
Artigos Originais/ Original Articles