Análise das dimensões organizacionais do Centro de Atenção Psicossocial

  • Carla Aparecida Arena VENTURA Universidade de São Paulo
  • Marjore Serena JORGE
  • Marciana Fernandes MOLL Universidade de Uberaba
Palavras-chave: Saúde mental, Serviços de Saúde, Organização

Resumo

Objetivo: conhecer e analisar as dimensões contextuais e estruturais de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do interior do Estado de São Paulo. Métodos: estudo interpretativo, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Foram entrevistados 14 funcionários que trabalhavam no CAPS e concordaram em participar do estudo. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise temática. Resultado: o relacionamento da equipe multiprofissional e o serviço oferecido são bons, porém, permeados por dificuldades. A Rede de Saúde Mental necessita se integrar para se tornar efetiva diante da demanda existente. Considerações finais: para assegurar um cuidado integral se faz necessário estabelecer estratégias que assegurem o fortalecimento de redes de apoio social e comunitário, a articulação com a rede básica de saúde e a extensão das políticas aos familiares.

Biografia do Autor

Carla Aparecida Arena VENTURA, Universidade de São Paulo
Advogada, Mestre em Direito e Doutora em Administração; Professor Associado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.
Marjore Serena JORGE
Enfermeira, graduada na Universidade de São Paulo
Marciana Fernandes MOLL, Universidade de Uberaba
Enfermeira, Mestre em Enfermagem e Doutora em Ciências; Professora da graduação e pós graduação em enfermagem na Universidade de Uberaba, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.
Publicado
2014-09-22
Como Citar
1.
VENTURA CAA, JORGE MS, MOLL MF. Análise das dimensões organizacionais do Centro de Atenção Psicossocial. J. nurs. health. [Internet]. 22º de setembro de 2014 [citado 29º de março de 2024];4(1):4-14. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3937
Seção
Artigos Originais/ Original Articles