O fazer dos trabalhadores de enfermagem e as repercussões no cuidado aos usuários

  • Bruna Hackbart FARIAS
  • Michelle Barboza JACONDINO
  • Caroline Lemos MARTINS
  • Helen Nicoletti FERNANDES
  • Simone Coelho AMESTOY
  • Maira Buss THOFHERN
Palavras-chave: enfermagem, trabalho, serviços de saúde

Resumo

 Objetivo: conhecer a visão da equipe de enfermagem acerca de seu processo de trabalho. Método: pesquisa qualitativa, na qual participaram dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem, da unidade de clínica médica do hospital de ensino de Pelotas, Rio Grande do Sul. Os dados, coletados por meio de entrevista semiestruturada, foram analisados conforme análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: os participantes revelam um processo de trabalho parcelar, solitário e rotineiro. As atividades dos enfermeiros estão voltadas, principalmente, para aspectos burocráticos e gerencias. Já os técnicos de enfermagem realizam atividades repetitivas e técnicas com pouca ênfase no cuidado integral ao paciente. Considerações finais: Urge a necessidade de reflexão sobre a totalidade do processo de produção na enfermagem para qualificar a assistência e para contribuir na visibilidade do fazer da enfermagem firmando o cuidado como a centralidade do trabalho.

Biografia do Autor

Bruna Hackbart FARIAS
Enfermeira do PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) do município de Pelotas.
Michelle Barboza JACONDINO
Enfermeira, Mestre em Ciências-ênfase enfermagem. Especialista em Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul), Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem- Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 
Caroline Lemos MARTINS
Enfermeira do IMESF de Porto Alegre. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem- Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Helen Nicoletti FERNANDES
Enfermeira.Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem- Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Simone Coelho AMESTOY
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora adjunto do departamento e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem-UFPEL.
Maira Buss THOFHERN
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela UFSC. Professora adjunto do departamento e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem-UFPEL.
Publicado
2015-09-02
Como Citar
1.
FARIAS BH, JACONDINO MB, MARTINS CL, FERNANDES HN, AMESTOY SC, THOFHERN MB. O fazer dos trabalhadores de enfermagem e as repercussões no cuidado aos usuários. J. nurs. health. [Internet]. 2º de setembro de 2015 [citado 26º de abril de 2024];5(1):14-6. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/4696
Seção
Artigos Originais/ Original Articles