Rastreamento de sintomas psiquiátricos não-psicóticos entre gestantes de um município do estado de Mato Grosso

  • Louise Tinan REIS Universidade Federal de Mato Grosso
  • Lidiane Souza BERNARDES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Michele Cristiene Barboza Nachtigall BARBOZA Universidade FEderal de Pelotas
  • Angelica Martins de Souza GONÇALVES Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Sintomas, Gestantes, Triagem.

Resumo

Objetivo: rastrear sintomas psiquiátricos não-psicóticos em gestantes atendidas em unidades de Estratégia de Saúde da Família. Métodos: estudo transversal e descritivo, de amostra não-probabilística, envolvendo 36 gestantes, realizado em novembro de 2011 a setembro de 2012, utilizando entrevista estruturada para coleta de dados. A análise foi por meio de estatística descritiva. Resultados: a amostra apresentou idades entre 18 e 40 anos, 69,4% afirmava morar com o marido, 61,1% já tinham filhos e 44,4% estavam trabalhando. Quanto aos sintomas psiquiátricos não-psicóticos evidenciou-se que 61,1% das gestantes os apresentava como nervosismo e ideação suicida. Conclusão: os sintomas psiquiátricos não-psicóticos entre gestantes são bastante comuns, e a gestação pode ser um período favorável ao desenvolvimento dos mesmos, devido a alterações físicas e emocionais decorrentes da gravidez, evidenciando a necessidade de elaborar ações de promoção, prevenção e tratamento de saúde mental.

Biografia do Autor

Louise Tinan REIS, Universidade Federal de Mato Grosso
Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia
Lidiane Souza BERNARDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Enfermeira assistencial na unidade básica de saúde Hadovaldo de Castro e Silva município de Bom Jardim de Goias-GO. Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso.
Michele Cristiene Barboza Nachtigall BARBOZA, Universidade FEderal de Pelotas
Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (2005); Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2010). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: prática em enfermagem,organização do trabalho, absenteísmo, saúde do trabalhador e saúde do adulto.
Angelica Martins de Souza GONÇALVES, Universidade Federal de São Carlos
Doutora em Ciências (2013), Mestre em Enfermagem Psiquiátrica (2008) e Bacharel em Enfermagem (2005) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Atualmente é Professora (Adjunto I) do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Enfermagem (2013-atual). Tem experiência na área de Enfermagem Psiquiátrica em ensino, pesquisa e assistência, com ênfase na área de álcool e outras drogas. Foi enfermeira do ambulatório de psiquiatria clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de Sã Paulo (2006-2010), lotada no Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas na Comunidade (PAI-PAD/FMRP-USP) e Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia (2011-2012)
Publicado
2015-11-05
Como Citar
1.
REIS LT, BERNARDES LS, BARBOZA MCBN, GONÇALVES AM de S. Rastreamento de sintomas psiquiátricos não-psicóticos entre gestantes de um município do estado de Mato Grosso. J. nurs. health. [Internet]. 5º de novembro de 2015 [citado 28º de março de 2024];5(2):141-52. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/5327
Seção
Artigos Originais/ Original Articles