Residência multiprofissional em saúde: a experiência da Faculdade de Enfermagem/UFPel

  • Sidnéia Tessmer CASARIN UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Teila Ceolin UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Norlai Alves AZEVEDO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Josiane Santos PALMA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Milena Hohmann ANTONACCI UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Rita Maria HECK UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Rosani Manfrin MUNIZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Eda SCHWARTZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Palavras-chave: Enfermagem. Desenvolvimento de Pessoal. Internato e Residência.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar uma síntese acerca da experiência da Faculdade de Enfermagem/UFPel, com a formação de recursos humanos para o SUS por meio dos programas de residência multiprofissional em saúde. A Residência Integrada Multiprofissional em Saúde ainda está em funcionamento e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família encerrou-se em 2004. Ambas as especializações lato sensu foram e são essenciais para a intervenção na realidade prática, tanto hospitalar, como da atenção primária, para a formação de profissionais reflexivos, críticos e que serão multiplicadores na consolidação do Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

Sidnéia Tessmer CASARIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Egressa da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (UFPel). Pelotas, RS, Brasil.
Teila Ceolin, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFPel. Egressa da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (UFPel). Pelotas, RS, Brasil.
Norlai Alves AZEVEDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira. Doutora em Medicina e Ciências da Saúde. Professora Associada do Departamento de enfermagem da FEN/UFPel. Vice- coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde Oncológica (RIMS) e coordenadora da área de Enfermagem. Pelotas, RS, Brasil.
Josiane Santos PALMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel, Pelotas, RS, Brasil
Milena Hohmann ANTONACCI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira. Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora do Colegiado de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas, Palmas, Paraná, Brasil
Rita Maria HECK, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da UFPEL. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel, Pelotas, RS, Brasil.
Rosani Manfrin MUNIZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFPel, Pelotas, RS, Brasil.
Eda SCHWARTZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da UFPel, Pelotas, RS, Brasil.
Publicado
2016-08-24
Como Citar
1.
CASARIN ST, Ceolin T, AZEVEDO NA, PALMA JS, ANTONACCI MH, HECK RM, MUNIZ RM, SCHWARTZ E. Residência multiprofissional em saúde: a experiência da Faculdade de Enfermagem/UFPel. J. nurs. health. [Internet]. 24º de agosto de 2016 [citado 20º de abril de 2024];6(supp):156-63. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/9190
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report