A percepção de mulheres sobre o exame preventivo de câncer uterino e os seus resultados

  • Luciara Fabiane Sebold Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Suelen Suave Enfermeira da ESF na cidade de Dona Emma
  • Juliana Balbinot Reis Girondi Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Silvana Silveira Kempfer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Elena Echevarría-Guanilo Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Enfermagem, Saúde da mulher, Teste de papanicolaou

Resumo

Objetivo: analisar a compreensão das mulheres ao receberem o resultado do exame orientado pela enfermeira. Métodos: pesquisa de abordagem qualitativa, Convergente Assistencial. Foi desenvolvida com 14 mulheres, usuárias da Estratégia Saúde da Família, de um município de Santa Catarina, Brasil, em outubro de 2011. Utilizou-se entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo Resultados: as mulheres que não realizavam o exame preventivo com periodicidade tinham menos compreensão dos resultados que daquelas que realizavam o exame anualmente. A atuação do enfermeiro nas ações educativas é de extrema importância, orientando sobre prevenção, esclarecendo dúvidas e divulgando informações adequadas. Considerações finais: as mulheres que adquirem confiança no profissional enfermeiro entendem que esse é qualificado para realizar a coleta e a entrega do resultado do exame.

Biografia do Autor

Luciara Fabiane Sebold, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Suelen Suave, Enfermeira da ESF na cidade de Dona Emma
Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família no município de Dona Emma. Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil.
Juliana Balbinot Reis Girondi, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Silvana Silveira Kempfer, Universidade Federal de Santa Catarina
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Maria Elena Echevarría-Guanilo, Universidade Federal de Santa Catarina
 Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 
Publicado
2017-11-07
Como Citar
1.
Sebold LF, Suave S, Girondi JBR, Kempfer SS, Echevarría-Guanilo ME. A percepção de mulheres sobre o exame preventivo de câncer uterino e os seus resultados. J. nurs. health. [Internet]. 7º de novembro de 2017 [citado 20º de abril de 2024];7(2):164-77. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/9877
Seção
Artigos Originais/ Original Articles