PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DE UM MODELO DE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA DE PELOTAS

  • Queila DA SILVA RODEGHIERO Engenharia de Produção UFPEL
  • Ariane Ferreira Porto Rosa Centro de Engenharias - Universidade Federal de Pelotas
  • Rogerio Royer Centro de Engenharias UFPEL https://orcid.org/0000-0002-1535-1562

Resumo

Em busca de respostas as exigências de seus clientes, alinhada a alta concorrência do mercado, as empresas têm buscado cada vez mais desenvolver produtos inovadores, que as permitam manter a competitividade e a sobrevivência frente a globalização dos mercados. A indústria objeto de estudo do presente trabalho possuí atualmente dificuldades nos processos de pesquisa e desenvolvimento de produtos, e a mesma, deseja a estruturação do setor, desta forma, busca-se encontrar qual o modelo de processo de desenvolvimento de produto mais adequado para otimizar e amplificar a eficiência dos processos de pesquisa e desenvolvimento na organização. Com isto o presente trabalho consiste na proposição de um modelo de referência para o processo de desenvolvimento de produtos em uma indústria alimentícia. Com foco na padronização de processos e utilização de ferramentas de apoio.

Biografia do Autor

Queila DA SILVA RODEGHIERO, Engenharia de Produção UFPEL
Engenheira de Produção
Rogerio Royer, Centro de Engenharias UFPEL
Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Engenharia de Produção, atuando nos seguintes temas: Planejamento e Controle da Produção, Engenharia da Qualidade, Gestão de Operações e Processos. Atualmente atua como Professor AssociadoI no Curso de Engenharia de Produção do Centro de Engenharias (CENG) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Referências

BOSI, Mirela Guedes. Caracterização da gestão e de atividades de capacitação para o processo de desenvolvimento de produto alimentício: estudos de caso. 2003. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.

BRUM, J. V. F. Análise de perigos e pontos críticos de controle em indústria de laticínios de Curitiba - PR. Dissertação (Mestre em Tecnologia de Alimentos), Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2004, 129p.

CLARK, K.B; FUGIMOTO, T. Product development performance: strategy, organization and management in the world auto industry. Boston: Harvard Business School Press, 1991

COOPER, R. G. Perspective: The Stage-Gate® Idea-to-Launch Process - Update,

What's New, and NexGen Systems. Journal of Product Innovation Management, v. 25, p. 213-232, 2008.

FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIMÉNEZ, A; ARES, F; ARES, G. Sensory shelf-life estimation: A review of current methodological approaches. Food Research International, v. 1, n. 49, p.311-325, 2012.

JUGEND, D.; SILVA, S. L. da. Gestão do processo de desenvolvimento de produto: um estudo comparativo entre empresas de base tecnológica do setor de automação industrial. Anais XXV ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Porto Alegre, ABEPRO, 2005.

KASPER, H. O processo de pensamento sistêmico: um estudo das principais abordagens a partir de um quadro de referência proposto. Porto Alegre: UFRGS (2000). Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LAVORATO, M.L.A. As vantagens do benchmarking ambiental. Revista Produção On Line, v.4, n.2, 2004.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MCLLVEEN, H Product Development and the Consumer: the Reality of Managing Creativity. Nutrition and Food Science, n. 6, p. 26-30, 1994.

MIGUEL, P. A. C. Os Benefícios da Utilização do Método QFD no Desenvolvimento de Produto em Uma Empresa que Adotou o Seis Sigma, ENEGEP, 2002.

MIGUEL, P. A. C. (organizador). Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

PATTON, M. G. Qualitative Research and Evaluation Methods. 3. ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2002.

PENSO, C. C. Modelo de Referência para o Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos na Indústria de Alimentos. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

RODRIGUES, L. S.; PAULA, I. C. de; ECHEVESTE, M. A. S. Modelo teórico de integração de ferramentas de projeto no Processo de Desenvolvimento de Produto. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 15., 2008, Bauru.

Disponível em: . Acesso em: 19/11/2019.

ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F. A.; AMARAL, D. C. Gestão de Desenvolvimento de Produto: uma referência para a melhoria do processo. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção, 2ed., São Paulo, Atlas, 2009.

UNGER, D., EPPINGER, S. (2011). Improving product development process design: a method for managing information flows, risks, and iterations. Journal of Engineering Design, 22(10), 689-699.

VENTURA, M. M. O estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, set./out. 2007.

VIOLARIS, Y, BRIDGES, O. BRIDGES, J. Small businesses - big risks: current status and future direction of HACCP. In: Cyprus. Food Control, 19(5), 439-448, 2008.

WAZLAWICK, R. S. Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação. Editora Campus, 2008.

WOHLIN, C.; RUNESON, P.; HOST, M.; OHLSSON, M. C.; REGNEEL, B. & WESSLÉN, A. Experimentação em Engenharia de Software: Uma Introdução. Kluwer Academic Plublishers. 1. Software engineering 2. Computer software-evaluation. 2000.

YAN, B.; MAKINDE, O. D. Modelling the Long term impact of existing products on perceived value of new products. In: Proceedings of the 2009 IEEE - Industrial Engineering and Engineering Management, pp. 1136-1140. Hong Kong, 2009

Publicado
2021-07-12
Seção
Artigos