APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE E PLANEJAMENTO PARA O CONTROLE DE PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL

  • Lucas Alves Savedra Universidade Federal de Pelotas
  • Rogério Royer Centro de Engenharias (CENG) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) https://orcid.org/0000-0002-1535-1562
  • Ariane Ferreira Porto Rosa Centro de Engenharias - Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O presente trabalho descreve passo a passo, através de um estudo de caso, a aplicação do Ciclo PDCA em conjunto com as ferramentas da qualidade e planejamento, no gerenciamento de um processo de produção artesanal de cerveja, buscando melhorias e estabilidade do processo produtivo. Tal metodologia será utilizada para obter um controle mais claro e objetivo de duas variáveis fundamentais do processo de produção de cerveja artesanal, o método padrão de referência de cor (Standard Reference Method, SRM) e o volume de álcool por volume total de líquido (Alcohol by Volume, ABV), variáveis que são necessárias para caracterização do estilo da cerveja de acordo com as diretrizes do Programa de Certificação de Cerveja (Beer Judge Certification Program, BJCP). O resultado da aplicação das ferramentas foi a redução da variabilidade das variáveis de processo descritas possibilitando melhorias na estabilidade do processo produtivo. Dessa forma obteve-se lotes de cerveja mais padronizados com menor variabilidade entre levas produzidas no processo de produção de cerveja artesanal.

Biografia do Autor

Lucas Alves Savedra, Universidade Federal de Pelotas
Bacharel em Engenharia de produção
Rogério Royer, Centro de Engenharias (CENG) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Engenharia de Produção, atuando nos seguintes temas: Planejamento e Controle da Produção, Engenharia da Qualidade, Gestão de Operações e Processos. Atualmente atua como Professor AssociadoI no Curso de Engenharia de Produção do Centro de Engenharias (CENG) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Referências

AGOSTINETTO, J. S. Sistematização do processo de desenvolvimento de produtos, melhoria contínua e desempenho: o caso de uma empresa de autopeças. Dissertação (Mestrado), Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006.

CAMPOS, V. F. Controle da qualidade total: no estilo japonês. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992.

DEMING, W. E. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990.

FALCONI. V. TQC: controle da qualidade total (no estilo japonês). 9. ed. São Paulo: Falconi, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.

LINS, B F. E. Ferramentas básicas de qualidade. 1993. Disponível em: <http://www.belins.eng.br/ac01/papers/ferrbas03.pdf>. Acessado em Maio de 2018

LOUZADA, F. et al., Controle estatístico de processos: uma abordagem prática para cursos de engenharia e administração. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

MONTGOMERY, D. C. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

PALADINI, E. P. Qualidade Total na Prática – Implantação e Avaliação de Sistemas de Qualidade Total. 2 ed. São Paulo: Atlas S.A, 1997.

PERIARD, G. O Ciclo PDCA e a melhoria contínua. sobreadministracao.com. 1 de Junho de 2011. Disponivel em: <http://www.sobreadministracao.com/o-ciclo-pdca-deming-e-a-melhoria-continua/ > Acessado em Outubro de 2018.

PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

PIRES, V.T. Implantação do Controle Estatístico de Processos em uma empresa de manufatura de óleo de arroz – Dissertação de mestrado profissionalizante. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.

RIBEIRO, J. L. D.; CATEN, C. S. T. Controle estatístico do processo. Série monográfica. Porto Alegre: UFRGS, 2012.

SHEWHART, W. Economic control of quality of manufactured product. New York: D. Van Nostrand Company, 1931.

SLACK, N.; BRANDON-JONES, A.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 8 ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2018.

SASHKIN, Marshal e KISER, Kenneth J. Gestão da Qualidade Total na Prática. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1994.

SHIBA, S.; GRAHAM, A.; WALDEN, D. TQM - Quatro revoluções na gestão da qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas,1997.

SILVA, C. M. Descritivo como calcular o álcool na cerveja. Alquimiadacerveja.com.br. 2013. Disponível em: <https://www.alquimiadacerveja.com.br/apostilas/Descritivo_Como_Calcular_o_alcool_na_Cerveja.pdf> Acessado em Maio de 2016.

WERKEMA, M. C. C. Ferramentas estatísticas básicas para o gerenciamento de processos. Belo Horizonte: Fundação Cristiano Ottoni, 1995.

WERKEMA, M. C. C. As ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, UFMG, 2006.

WERKEMA, M. C. C. Métodos PDCA e DMAIC e suas ferramentas analíticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

Publicado
2021-07-12
Seção
Artigos