BUTAFOSFAN E CIANOCOBALAMINA: EFEITOS INDIRETOS NA RECUPERAÇÃO DA GLÂNDULA MAMÁRIA DE VACAS LEITEIRAS APÓS MASTITE CLÍNICA

  • Vinicius Coitinho Tabeleão Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Rubens Alves Pereira Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC - www.ufpel.edu.br/nupeec), Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Rafael da Fonseca Prietsch Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC - www.ufpel.edu.br/nupeec), Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Josiane Oliveira Feijó Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC - www.ufpel.edu.br/nupeec), Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Carlos Bondan Serviços de Análise de Rebanhos Leiteiros (SARLE). Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Patrícia Mattei Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC - www.ufpel.edu.br/nupeec), Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Eduardo Schmitt Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC - www.ufpel.edu.br/nupeec), Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Francisco Augusto Burkert Del Pino Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC - www.ufpel.edu.br/nupeec), Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Marcio Nunes Corrêa Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC - www.ufpel.edu.br/nupeec), Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Resumo

Em vacas leiteiras, a recuperação da glândula mamária após a ocorrência de mastite é um processo que merece atenção especial. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da associação de butafosfan e cianocobalamina (BFC) na recuperação da glândula mamária de vacas leiteiras após o tratamento de mastite. Foram utilizadas 32 vacas da raça Holandês diagnosticadas com mastite clínica leve (n=18, leite coagulado) e mastite clínica moderada (n=14, leite coagulado e sinais clínicos). Dentro de cada categoria, os animais foram separados em dois grupos: Controle (CON, n=15) que recebeu três aplicações por via intravenosa (IV) de placebo (NaCl 0,9%) 0,1 mL/kg de Peso Vivo (PV) e Grupo Tratado (GT/BFC, n=17) que recebeu três aplicações IV de 10 mg de butafosfan + 5 µg de cianocobalamina/kg de PV (Catosal® B12, Bayer Animal Health) a cada 5 dias. Amostras de sangue foram coletadas após a ordenha, sendo 12 h antes e 12 e 36 h após a aplicação dos tratamentos, para análise de glicose, albumina, proteínas plasmáticas totais (PPT) e ácidos graxos não esterificados (AGNEs). Amostras individuais de leite foram coletadas 12 h antes, no momento da aplicação (0 h) e 12, 24 e 36 h após a realização dos tratamentos, para análise de proteína, caseínas totais, lactose, gordura, sólidos totais, ureia, pH, crioscopia, densidade e contagem de células somáticas (CCS). A CCS no grupo GT/BFC foi menor (p=0,02) após a terceira aplicação de BFC. O peso corporal, níveis de glicose, albumina, PPT, AGNEs e os parâmetros do leite não diferiram entre os grupos. A associação de butafosfan e cianocobalamina após o tratamento de mastite clínica pode contribuir para a redução da contagem de células somáticas do leite, tendo um papel importante no processo de recuperação da glândula mamária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Alves Pereira, Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC - www.ufpel.edu.br/nupeec), Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Farmacêutico Industrial, Mestre em Biotecnologia, Doutor em Veterinária, Pesquisador Pós-Doc Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC-UFPel)
Publicado
2017-01-26
Como Citar
Tabeleão, V. C., Pereira, R. A., Prietsch, R. da F., Feijó, J. O., Bondan, C., Mattei, P., Schmitt, E., Del Pino, F. A. B., & Corrêa, M. N. (2017). BUTAFOSFAN E CIANOCOBALAMINA: EFEITOS INDIRETOS NA RECUPERAÇÃO DA GLÂNDULA MAMÁRIA DE VACAS LEITEIRAS APÓS MASTITE CLÍNICA. Science and Animal Health, 4(3), 238-254. https://doi.org/10.15210/sah.v4i3.7795
Seção
Clínica Médica e Cirúrgica