TABUS E TEMAS POLÊMICOS – A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL SOB CENSURA

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Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
http://orcid.org/0000-0002-0109-4593
Renata Junqueira de Souza
http://orcid.org/0000-0003-2227-2544

Resumo

O objetivo deste texto é suscitar reflexões em torno da censura de obras literárias voltadas ao público infantil e juvenil que tocam em tabus e temas polêmicos de nossa sociedade. Parte-se da premissa de que a leitura de textos que tematizam conflitos e dramas humanos pode possibilitar aos leitores pensarem sobre suas próprias vidas e experiências e ressignificá-las. Para instaurar o diálogo aqui proposto, indaga-se: é possível ao professor/mediador de leitura não abordar tabus e temas polêmicos no interior das escolas e, mesmo assim, colocar-se como formador de leitores sensíveis, críticos e proficientes? Há literatura infantil inadequada ou inadequação na forma de abordagem dos textos?A análise se apoia nos contos A triste história de Eredegalda (BRANT, 2013) e Pele de Asno (PERRAULT, 1697/2016) e na Nota Técnica sobre o livro “Enquanto o sono não vem” (CEALE, 2017).

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Como Citar
Rodrigues, S. de F. P., & Souza, R. J. de. (2021). TABUS E TEMAS POLÊMICOS – A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL SOB CENSURA. Caderno De Letras, (38), 183-199. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.19173
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Presidente Prudente

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores.. Atualmente é professor visitante da Universidade do Minho e professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores, estratégias de leitura.

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