CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
BARKHUIZEN, G. Narrative Approaches to Exploring Language, Identity and Power in Language Teacher Education. RELC Journal, v. 47, n. 1, pp. 1-18, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0033688216631222. Acesso em: 22 fev. 2021.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
CELANI, M. A. A. Questões de ética na pesquisa em Linguística Aplicada. Linguagem & Ensino, v. 8, n. 1, pp. 101-122, jan./jun. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/viewFile/15605/9792. Acesso em: 07 fev. 2021.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.
CLANDININ, J. D.; CONNELLY, F. M. Narrative Inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.
CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Relatos de Experiência e Investigação Narrativa. In: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativas y educación. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.
DARVIN, R.; NORTON, B. Identity and a Model of Investment in Applied Linguistics. Annual Review of Applied Linguistics, n. 35, pp. 36-56, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/273900561_Identity_and_a_Model_of_Investment_in_Applied_Linguistics. Acesso em: 23 fev. 2021.
DE COSTA, P.; NORTON, B. Identity in language learning and teaching. In: PREECE, S. (ed.). The Routledge Handbook of Language and Identity. New York: Routledge, 2016.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In:______. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DÖRNYEI, Z. Research methods in applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2010.
FREEBOY, P. Qualitative research in education: interaction and practice. London: Sage, 2003.
GOFFMAN, E. On face work. In: ______. Iteraction Ritual: Essays on face-to-face behavior. England: Penguin Books, 1967.
HALL, S. A identidade em questão. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu Silva e Guacira Lopes Louro. 7. ed., Rio de Janeiro:DP&A Ed., 2003.
HALL, S. Quem precisa da identidade?. In: SILVA, T. T. (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxpZGVudGlkYWRlcG9zfGd4OjU3Mzc2MGJiOTUwODQwNTM. Acesso em: 10 fev. 2021.
KLEIMAN, A. B. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 8, pp. 409-424, 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59763. Acesso em: 31 jan. 2021.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MERCER, S. The Complexity of Learner Agency. APPLES – Journal of Applied Language Studies, v. 6, n. 2, p. 41-59, 2012. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/262108052_The_complexity_of_learner_agency. Acesso em: 20 fev. 2021.
MOITA LOPES, L. P. Pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. Delta, São Paulo, v. 10, n. 2, pp. 329-338, 1994.
MORIN, E. La noción de sujeto. In: SCHNITMAN, D., F. Nuevos paradigmas, cultura y subjetividad. Buenos Aires: Paidos, 1998.
NORTON, B. Identity and Language Learning: Back to the Future. Tesol Quarterly, v. 50, n. 2, pp. 475-479, June, 2016. Disponível em:
http://faculty.educ.ubc.ca/norton/Norton%20TQ%202016.pdf. Acesso em: 22 fev. 2021.
NORTON, B. Identity and language learning: Extending the conversation (2nd ed.). Bristol, UK: Multilingual Matters. 2013. Disponível em:
http://faculty.educ.ubc.ca/norton/Norton%202013%20Intro.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.
NORTON, B.; EARLY, M. Researcher identity, narrative inquiry, and language teaching research. TESOL Quarterly, 45, 3, pp. 415-439, 2011. Disponível em: https://faculty.educ.ubc.ca/norton/Norton%20and%20Early%20TQ%202011.pdf. Acesso em: 03 jan. 2021.
NORTON, B. Identity and Language Learning: Gender, ethnicity and educational change. Harlow, UK: Longman/Pearson Education Limited, 2000.
NORTON, B. Social identity, investment, and language learning. TESOL Quarterly, v. 29(1), p. 9-31, 1995. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3587803?seq=1. Acesso em: 23 fev. 2021.
PENNYCOOK, A. Critical moments in a TESOL praxicum. In: NORTON, B.; TOOHEY, K. (eds.) Critical Pedagogies and Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press., 2004.
POLKINGHORNE, D. E. Narrative Knowing and the Human Sciences. New York: State University of New York Press, 1988.
SAYAGO, Q. Z. B.; CHACON CORZO, M. A.; ROJAS DE ROJAS, M. E. Construcción de la identidad profesional docente en estudiantes universitarios. EDUCERE. Investigación arbitrada., n. 42, pp. 551-561, julio-agosto-septiembre, 2008. Disponível em: http://ve.scielo.org/scielo.php?pid=S1316-49102008000300016&script=sci_abstract. Acesso em: 23 jan. 2021.
SANTOS, V.S. COVID-19. Disponível em:
https://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/covid-19.htm. Acesso em: 08 fev. 2021.
SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
SOUZA, E. C. Histórias de vida, escrita de si e abordagem experiencial. In: SOUZA, E. C.; MIGNOT, A. C. V. Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2008.
STAKE, R. E. Case studies. In: DENZIN N. K.; LINCOLN, Y. S. (eds.). Handbook of qualitative research. London: Sage, 1994.
VAN LIER, L. Agency in the Classroom. In: LANTOLF, James; POEHNER, Matthew. (eds.). Sociocultural Theory and the Teaching of Second Languages. London: Equinox, 2008.
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman; 2001.