CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rosyanne Louise Autran Lourenço
https://orcid.org/0000-0001-8756-8253
Eliana Barbosa dos Santos
https://orcid.org/0000-0001-7663-0824
Lucinete Maria da Silva
https://orcid.org/0000-0002-6851-4919

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar as contexturas identitárias de docentes de línguas acerca da visão apreciativa que possuem de suas praxis. Para tanto, empreendemos a discussão dos dados a partir do marco teórico constituído pelos construtos das identidades (DARVIN; NORTON, 2015; HALL, 2003; NORTON, 1995, 2000, 2011, 2013, 2016), do investimento (NORTON, 2013; NORTON; EARLY, 2011) e da agência (KLEIMAN, 2006; VAN LIER, 2010), com a finalidade de analisar as inter-relações que constituem essas contexturas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista (CHIZZOTTI, 2010; MOITA LOPES, 1994), na modalidade estudo de caso (STAKE, 1994). O corpus da pesquisa consiste em narrativas verbais escritas (BARKHUIZEN, 2016; CONNELLY; CLANDININ, 1995; CLANDININ; CONNELLY, 2000) de três docentes profissionais, respectivamente, de língua espanhola, de língua portuguesa e de Libras. Os resultados obtidos apontam pontos de convergência nas conformações identitárias docentes, apesar das suas idiossincrasias e dos distintos objetos de trabalho. Concluímos que a natureza das contexturas identitárias desses profissionais desvela-se, concomitantemente, plural, pela diversidade de elementos historicamente situados que as compõem, e singular, dada à particularidade de aspectos comuns que perpassam os distintos relatos, suscitando reflexões acerca de suas imbricações para as próprias contexturas identitárias das pesquisadoras que empreenderam a investigação relatada.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lourenço, R. L. A., Santos, E. B. dos, & Silva, L. M. da. (2021). CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS. Caderno De Letras, (40), 165-182. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.20739
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Rosyanne Louise Autran Lourenço, Colégio Militar de Brasília

Professora de Língua Espanhola. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Doutoranda em Linguística pela UnB.

Eliana Barbosa dos Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Professora de Língua Portuguesa como Língua de Acolhimento. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB).

Lucinete Maria da Silva, Instituto Federal do Piauí.

Professora de Língua Portuguesa. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB).

Referências

ARCHER, M. S. Being Human. The Problem of Agency. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
BARKHUIZEN, G. Narrative Approaches to Exploring Language, Identity and Power in Language Teacher Education. RELC Journal, v. 47, n. 1, pp. 1-18, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0033688216631222. Acesso em: 22 fev. 2021.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
CELANI, M. A. A. Questões de ética na pesquisa em Linguística Aplicada. Linguagem & Ensino, v. 8, n. 1, pp. 101-122, jan./jun. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/viewFile/15605/9792. Acesso em: 07 fev. 2021.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.
CLANDININ, J. D.; CONNELLY, F. M. Narrative Inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.
CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Relatos de Experiência e Investigação Narrativa. In: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativas y educación. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.
DARVIN, R.; NORTON, B. Identity and a Model of Investment in Applied Linguistics. Annual Review of Applied Linguistics, n. 35, pp. 36-56, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/273900561_Identity_and_a_Model_of_Investment_in_Applied_Linguistics. Acesso em: 23 fev. 2021.
DE COSTA, P.; NORTON, B. Identity in language learning and teaching. In: PREECE, S. (ed.). The Routledge Handbook of Language and Identity. New York: Routledge, 2016.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In:______. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DÖRNYEI, Z. Research methods in applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2010.
FREEBOY, P. Qualitative research in education: interaction and practice. London: Sage, 2003.
GOFFMAN, E. On face work. In: ______. Iteraction Ritual: Essays on face-to-face behavior. England: Penguin Books, 1967.
HALL, S. A identidade em questão. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu Silva e Guacira Lopes Louro. 7. ed., Rio de Janeiro:DP&A Ed., 2003.
HALL, S. Quem precisa da identidade?. In: SILVA, T. T. (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxpZGVudGlkYWRlcG9zfGd4OjU3Mzc2MGJiOTUwODQwNTM. Acesso em: 10 fev. 2021.
KLEIMAN, A. B. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 8, pp. 409-424, 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59763. Acesso em: 31 jan. 2021.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MERCER, S. The Complexity of Learner Agency. APPLES – Journal of Applied Language Studies, v. 6, n. 2, p. 41-59, 2012. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/262108052_The_complexity_of_learner_agency. Acesso em: 20 fev. 2021.
MOITA LOPES, L. P. Pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. Delta, São Paulo, v. 10, n. 2, pp. 329-338, 1994.
MORIN, E. La noción de sujeto. In: SCHNITMAN, D., F. Nuevos paradigmas, cultura y subjetividad. Buenos Aires: Paidos, 1998.
NORTON, B. Identity and Language Learning: Back to the Future. Tesol Quarterly, v. 50, n. 2, pp. 475-479, June, 2016. Disponível em:
http://faculty.educ.ubc.ca/norton/Norton%20TQ%202016.pdf. Acesso em: 22 fev. 2021.
NORTON, B. Identity and language learning: Extending the conversation (2nd ed.). Bristol, UK: Multilingual Matters. 2013. Disponível em:
http://faculty.educ.ubc.ca/norton/Norton%202013%20Intro.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.
NORTON, B.; EARLY, M. Researcher identity, narrative inquiry, and language teaching research. TESOL Quarterly, 45, 3, pp. 415-439, 2011. Disponível em: https://faculty.educ.ubc.ca/norton/Norton%20and%20Early%20TQ%202011.pdf. Acesso em: 03 jan. 2021.
NORTON, B. Identity and Language Learning: Gender, ethnicity and educational change. Harlow, UK: Longman/Pearson Education Limited, 2000.
NORTON, B. Social identity, investment, and language learning. TESOL Quarterly, v. 29(1), p. 9-31, 1995. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3587803?seq=1. Acesso em: 23 fev. 2021.
PENNYCOOK, A. Critical moments in a TESOL praxicum. In: NORTON, B.; TOOHEY, K. (eds.) Critical Pedagogies and Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press., 2004.
POLKINGHORNE, D. E. Narrative Knowing and the Human Sciences. New York: State University of New York Press, 1988.
SAYAGO, Q. Z. B.; CHACON CORZO, M. A.; ROJAS DE ROJAS, M. E. Construcción de la identidad profesional docente en estudiantes universitarios. EDUCERE. Investigación arbitrada., n. 42, pp. 551-561, julio-agosto-septiembre, 2008. Disponível em: http://ve.scielo.org/scielo.php?pid=S1316-49102008000300016&script=sci_abstract. Acesso em: 23 jan. 2021.
SANTOS, V.S. COVID-19. Disponível em:
https://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/covid-19.htm. Acesso em: 08 fev. 2021.
SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
SOUZA, E. C. Histórias de vida, escrita de si e abordagem experiencial. In: SOUZA, E. C.; MIGNOT, A. C. V. Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2008.
STAKE, R. E. Case studies. In: DENZIN N. K.; LINCOLN, Y. S. (eds.). Handbook of qualitative research. London: Sage, 1994.
VAN LIER, L. Agency in the Classroom. In: LANTOLF, James; POEHNER, Matthew. (eds.). Sociocultural Theory and the Teaching of Second Languages. London: Equinox, 2008.
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman; 2001.