A praça como espaço de identidade e memória da cidade

  • Emanuely Ferreira dos Reis Luz Universidade Federal do Maranhão
  • Kláutenys Dellene Guedes Cutrim Universidade Federal do Maranhão
  • Mariely Ferreira dos Reis Luz Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo busca investigar como a praça, enquanto espaço público, pode ser considerada um lugar capaz de contribuir para a construção da identidade e da memória coletiva das cidades. De caráter descritivo e bibliográfico, esta investigação procura, de forma interdisciplinar, reunir a concepção de autores das áreas da geografia, do urbanismo, da identidade e da memória. Para tanto, a constante busca em referencial bibliográfico proporcionou a constituição de reflexões mais significativas sobre os conceitos de espaço, espaço público, praça, identidade e memória, contribuindo para o entendimento das identidades fragmentadas dos habitantes na pós-modernidade e das suas memórias individuais. Esses fatores permitem que a praça ganhe sentido, seja um espaço dinâmico, plural e híbrido, se constituindo um lugar que tem a capacidade de promover as relações entre as pessoas, a ponto de contribuir para o surgimento de memórias coletivas, fortalecedoras das relações sociais nos espaços públicos das cidades.

Biografia do Autor

Emanuely Ferreira dos Reis Luz, Universidade Federal do Maranhão
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT /UFMA). Especialista em Administração e Marketing (UNINTER). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, Universidade Federal do Maranhão
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa, professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA).
Mariely Ferreira dos Reis Luz, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Estadual do Maranhão (2011-2017), com graduação sanduíche pela University of Adelaide (2013-2014, Ciência sem Fronteiras, CNPq). Mestra em Urbanismo pelo Programa em Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB/UFRJ), com pesquisa financiada pelo CNPq. Especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades (UNINTER).
Publicado
2023-01-15