As Charqueadas São Domingos e Santa Thereza: ações educativas na fronteira sudoeste do Rio Grande do Sul, Brasil

Resumo

Este artigo apresenta sucintamente dois patrimônios culturais relacionados à história das charqueadas da cidade de Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil. Portanto, consiste em uma visita na antiga charqueada São Domingos e ao Centro Histórico Vila de Santa Thereza, o qual recebe maior ênfase durante o trabalho. Este último sendo considerado um importante contexto histórico e cultural do município, por abarcar uma história secular que serviu de palco para o desenvolvimento industrial e econômico da região. Assim, buscou-se estabelecer um diálogo com a comunidade escolar durante ações de extroversão do conhecimento arqueológico realizadas em Bagé, fomentando discussões e atividades inspiradas a partir de uma das propostas da autora Evelina Grunberg (2007). Ao colocarmos em prática essa proposta durante a visita à Vila de Santa Thereza, conjuntamente de alguns dos docentes da rede municipal de educação, pudemos articular perspectivas plurais, instigando o pensamento crítico entre esses interlocutores e estimulando a memória local.

Biografia do Autor

Bruno Santos Noguez, Universidade Federal de Pelotas
Sou bacharel em Antropologia com linha de formação em Arqueologia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente mestrando do Programa de Pós-graduação em Arqueologia da referida universidade. Fui estagiário e bolsista no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPEL). Possuo experiência na área de arqueologia indígena e atuo principalmente no Sul do Brasil.
Luiza da Gama Osório
Doutora em Ciências Veterinárias (UFRGS).
Jonathan Duarte Marth
Doutor em Geografia com área de Concentração em Análise Ambiental (UFRGS).
Jorge Luiz de Oliveira Viana
Licenciado em História (UFPel) – Pesquisador Associado do LEPAARQ (UFPel).
Luciana da Silva Peixoto
Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel) – Especialista em Memória, Identidade e Cultura Material (UFPel).
Publicado
2022-07-25