Nós falamos do Bruno: a concepção da exposição virtual “percursos remotos, tradição e memória nas fábricas de doce em conserva de pelotas-rs” sob a luz da Teoria Ator-rede.
Resumo
Diante da emergência sanitária e a necessidade de isolamento social causadas pela disseminação do Coronavírus os museus foram fechados. Esse cenário foi o vetor de angústias e incertezas para as equipes dessas instituições, não só pelo medo causado por um patógeno desconhecido, mas também suscitava questões acerca da preservação dos acervos sob a guarda dos museus e os impactos negativos do afastamento abrupto do público. Sendo assim as equipes começaram a trabalhar com alternativas no intuito de responder essas questões. Logo, este ensaio procura refletir acerca dessas alternativas, através do relato da concepção da exposição virtual “Percursos Remotos, tradição e memórias nas fábricas de doces em conserva em Pelotas – RS”, a qual trata da cultura material relativa ao parque agroindustrial da atividade de frutas em conserva na região. Para isso, utilizou-se como fio condutor da análise parte do arcabouço teórico metodológico da Teoria Ator-rede (TAR).
Publicado
2023-01-15
Seção
Ensaios
Copyright (c) 2023 Revista Memória em Rede
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa,ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando,porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Revista Memória em Rede, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.