Bares e restaurantes patrimonializados do Rio de Janeiro: apontamentos sobre a construção de memórias de “alimentos-âncoras”

  • Gabriela Elis da Cunha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Maria Amália Silva Alves Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo

A partir do processo de reconhecimento de um conjunto de bares, botequins e restaurantes de bares e restaurantes enquanto Patrimônio Cultural Carioca inseridos na categoria Bares e Botequins Tradicionais, o presente trabalho objetiva descrever a inserção como práticas alimentares foram acionadas no contexto de seleção de memórias e reafirmação de identidade cultural difundidas durante a construção da imagem da cidade do Rio de Janeiro enquanto sede dos megaeventos. Assim sendo, busca-se discutir sentidos e significados culturais atribuídos a comida e ao ato de alimentar-se em tais estabelecimentos comerciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Elis da Cunha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Doutoranda em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMS/UNIRIO). Mestre em Memória Social pelo mesmo Programa e Universidade. Especialista no MBA em Marketing Estratégico e Gestão de Vendas pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Jornalista diplomada pela Universidade de Passo Fundo. Como jornalista, desenvolveu rotinas de repórter, produtora e editora de texto e imagens. Áreas de interesse: memória, Patrimônio, Alimentação.
Maria Amália Silva Alves Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Doutora em Ciências Humanas (Antropologia). Graduada em Turismo e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Memória Social (PPGMS/UNIRIO). Docente do Programa de Pós Graduação em Ecoturismo e Conservação (PPGEC/UNIRIO). Desenvolve pesquisas sobre os temas Turismo, Patrimônio, Memória e Cultura. Jovem Cientista 2019-2022 pela FAPERJ (Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro). Coordena e participa de projetos financiados pelo CNPQ (Conselho Nacional de Pesquisa), através do Edital Universal e apoio a eventos. 
Publicado
2023-01-15