Os vinhos de altura em Salta, Argentina: um estudo sobre as bodegas Colomé e Domigo Hermanos

Resumo

Os vinhos e, em decorrência o enoturismo, apresentaram expansão em décadas recentes, em termos de produção e consumo. A produção destaca o terroir em termos de solo, clima e castas, além da tradição suposta nas formas de cultivo e vinificação, todos esses itens agregados ao marketing das vinícolas. O presente artigo tem por objetivo apresentar os vinhos de altura, a partir de sua presença na província argentina de Salta, considerando duas vinícolas que integram a roteirização enoturística Ruta del Vino. Por vinhos de altura entendem-se aqueles cujas videiras encontram-se situada a mais de 1.500 metros, o que contribui para composição do seu terroir e caracterização histórica cultural identitária, lidas como tradição. A metodologia, qualitativa-exploratória, apoia-se em revisão bibliográfica a partir dos termos <memória-tradição>, <enoturismo> e <vinhos de altura>; pesquisa documental a partir de sites oficiais disponibilizados on-line por órgão público federal e provincial, e de páginas oficiais das vinícolas analisadas. O levantamento de dados leva a resultados que encaminham o entendimento de que memórias e seus correlatos tradição e tradições inventadas, radicadas em bens materiais ou imateriais decorrentes da presença de técnicas de produção consolidadas no território, são insumos essenciais para formatação de produtos enoturísticos, considerando os vinhos de altura. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Jimena Farfán Huebra
Doutoranda em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Brasil. Bolsista Prosuc / Capes.
Susana de Araujo Gastal, Universidade de Caxias do Sul Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade
Professor Doutor Titular na Universidade de Caxias do Sul. Pesquisador e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (Mestrado e Doutorado) na mesma Universidade. Estágio Pós-Doutoral na Universidade Católica Portuguesa (2012-2013). Doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974). Atua na área de Turismo e na área cultural como editor, curador e produtor. Tem diversos livros publicados além de artigos em revistas acadêmicas. Coordenou o NP Comunicação, Turismo e Hospitalidade da Intercom, entre 2005-2008; coordena o GT Produção Simbólica do Semintur. É diretor científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) no biênio 2017-2019, já tendo exercido o cargo entre 2009-2011. Eleito em 2013 como Destaque em Pesquisa - ANPTUR. É bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa 2.
Publicado
2023-01-15