O Aspecto pitoresco das ruínas: o caso da Igreja de Piria, Piriápolis/UY

  • Marcela da Rosa Dias Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFPel
  • Larissa Mörschbächer Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP
  • Aline Montagna da Silveira Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFPel https://orcid.org/0000-0002-9723-7746

Resumo

Ruína é um estado de degradação que acomete edificações e evoca, sob um aspecto simbólico, ideias sobre a fragilidade das criações humanas diante da ação do tempo. John Ruskin, em seus estudos, aponta para o aspecto pitoresco encontrado nas ruínas, formado por características sublimes ocasionadas pela ação do tempo sobre as edificações. O ensaio apresenta um recorte do levantamento fotográfico realizado durante uma pesquisa acadêmica, que teve como objeto de estudo as ruínas da Igreja de Piria, localizada na cidade de Piriápolis, no Uruguai. O enfoque deste ensaio são as imagens que refletem os elementos pitorescos encontrados na edificação em estado de arruinamento. Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Ruína; Piriápolis/UY;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela da Rosa Dias, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFPel
Mestranda em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU/UFPel). Arquiteta e Urbanista (UFPel). Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira (UFPel).
Larissa Mörschbächer, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP
Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP). Mestra em Arquitetura e Urbanismo (FAUrb/UFPel). Pesquisadora Colaboradora do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira (UFPel). 
Aline Montagna da Silveira, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFPel
Professora Associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAUrb/FAUrb/UFPel) e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU/UFPel). Doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP). Coordenadora do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira (UFPel).
Publicado
2024-07-29