Histórias, memórias e lutas de Jovina Renh-ga, indígena Kaingang

  • Bruna Marschall Berti
  • Carolina Cruz Castanho
  • Henry Vallejo Infante Universidade Federal do Paraná - UFPr

Resumo

O presente artigo discorre sobre a história de vida de Jovina Renh-ga, de etnia Kaingang, residente na aldeia Kakané Porã, em Curitiba, Estado do Paraná, Brasil. Tem como objetivo principal debruçar-se sobre as narrativas a respeito de suas memórias e luta, desde a infância até o ano da escrita deste trabalho. Para isso, utiliza a abordagem teórico- metodológica da história de vida, através de uma entrevista realizada com ela. O suporte bibliográfico evocado se entrelaça com sua fala e experiências, abordando, pela perspectiva da decolonialidade, a valorização da oralidade conectada à ancestralidade originária, a análise de estruturas sociais pelo ângulo do particular, e reflexões a respeito do feminismo comunitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Marschall Berti
Bacharela em Artes Cênicas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), especializada em arte educação pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), mestranda (PPG Antropologia e Arqueologia) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Carolina Cruz Castanho
Tecnóloga em Tecnologia em Produção Cênica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pós- graduada em Fotografia e Imagem em Movimento, mestranda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Henry Vallejo Infante, Universidade Federal do Paraná - UFPr
Professor Visitante (CAPES) do PPGAA-UFPR, Doutor em Cultura e Arte para América Latina e Caribe comPós-Doutorado em Crescimento Espiritual pela UPEL-IPC, Pós-graduado em Telemática e Informática emEducação a Distância pela UNA, Especialista em Educação Indígena pela UNEM e Licenciado em Educação daUCV. Atualmente cursa o PPGMP-UFPEL.
Publicado
2025-01-29