Quadrinhos e memórias urbanas

O uso de HQ e IA para (re)contar a história de Cachoeira do Sul (RS)

Resumo

O presente artigo analisa o uso das Artes na divulgação e valorização do Patrimônio Cultural, com ênfase na 9ª Arte: as Histórias em Quadrinhos (HQs). Parte-se de um breve histórico das HQs enquanto meio de comunicação democrático e acessível ao longo do último século, destacando também sua incorporação ao campo da Arquitetura e Urbanismo em práticas de mediação cultural. Como produto final, desenvolveu-se uma narrativa em HQ que apresenta a cidade de Cachoeira do Sul (RS) a partir de seu expressivo patrimônio histórico, articulando elementos arquitetônicos, simbólicos e identitários. O processo de criação utilizou fotografias e ferramentas de inteligência artificial, possibilitando às autoras explorar o contexto urbano e observar as relações afetivas e cotidianas dos moradores com a cidade. Ao vivenciar os bens patrimoniais locais, o trabalho busca fomentar o sentimento de pertencimento e contribuir para ações de educação patrimonial, ampliando os modos de acessar, narrar e atualizar memórias urbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keren Francini Baracy, UFSM

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua nas áreas de projeto arquitetônico, urbanismo, patrimônio e infraestrutura verde, com experiência em pesquisa, extensão e estágios profissionais em arquitetura.  É entusiasta das áreas de restauro arquitetônico, conforto ambiental e bioconstrução. Atualmente desenvolve atividades como pesquisadora científica no projeto “Infraestruturas Verdes”, apoiado pela FAPERGS, e como pesquisadora e extensionista voluntária em projetos voltados a preservação e divulgação do Patrimônio Histórico. Possui formação técnica adicional em Design Gráfico (SENAI) e cursos em áreas administrativas e tecnológicas.

Ana Lívia Farias Dib, UFSM

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria, campus Cachoeira do Sul (UFSM/CS). Participa de projetos de pesquisa voltados ao desempenho ambiental de edificações, conforto térmico e acústico, eficiência energética e infraestruturas verdes. Possui interesse em projeto arquitetônico, arquitetura de interiores, sustentabilidade, estratégias bioclimáticas e estudos do ambiente construído. Também se dedica ao campo do patrimônio histórico e cultural, com atenção especial à preservação, análise e representação gráfica de edificações e ambientes de relevância patrimonial.

Ricardo de Souza Rocha, UFSM

Arquiteto (UFES 1996), Mestre (UFRGS 2001) e Doutor (USP 2006), Pós-Doutorado Arquitectura, Univ. Porto, Portugal (2008). Professor UFSM desde 1998, atualmente no campus de Cachoeira do Sul. 

Publicado
2026-01-28