AQUISIÇÃO DO RÓTICO RETROFLEXO DO INGLÊS: INSTRUÇÃO EXPLÍCITA POR MEIO DE ULTRASSONOGRAFIA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente trabalho busca analisar a aplicação da ultrassonografia como técnica de instrução explícita no processo de aquisição do segmento rótico retroflexo por dua estudantes de nível básico e de nível avançado de inglês como língua estrangeira. Primeiramente, foi realizado um pré-teste (coletas acústicas e articulatórias), o qual serviu de base para comparações dos avanços na produção do segmento retroflexo no transcorrer das etapas de instrução explícita. Logo após, em duas semanas consecutivas, foram realizadas duas sessões de instrução explícita com o auxílio de um professor de inglês e, ao final de cada sessão, coletas pós-teste, as quais foram comparadas à coleta do pré-teste. As coletas incluíram a leitura de nove vocábulos – cinco do inglês e quatro do português –, inseridas em frases-veículo e repetidas cinco vezes a cada coleta, nas quais o rótico se encontrava em posições silábicas distintas. As coletas foram feitas dentro de uma cabine acústica, com o auxílio de um aparelho de ultrassom, modelo Mindray DP 6600. Os softwares Praat e Articulate Assistant Advanced foram utilizados para a análise dos dados obtidos. Os resultados encontrados apontaram um avanço significativo na produção do rótico retroflexo em todos os contextos analisados, o que, sem dúvida, constitui-se em resultado promissor acerca da relevância do uso do ultrassom como ferramenta metodológica na aquisição do segmento retroflexo do inglês por falantes de português.
Palavras-chave: Aquisição fonético-fonológica; Ultrassonografia aplicada ao ensino de línguas; Instrução explícita.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.