A AVALIAÇÃO DO PORTUGUÊS E DAS DEMAIS LÍNGUAS DE GUINÉ-BISSAU POR ESTUDANTES GUINEENSES DO ENSINO SECUNDÁRIO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cássio Florêncio Rubio
http://orcid.org/0000-0002-6986-1381
João Fernando Cá

Resumo

O presente trabalho visa perceber a avaliação feita por estudantes guineenses do Ensino Secundário de variedades do português e das demais línguas de Guiné-Bissau, com o intuito de verificar os diferentes status dessas línguas em convívio no país. Como base teórica temos, principalmente, a Sociolinguística Quantitativa, com a consideração de autores como Labov (2008), Lucchesi (2008), Petter (2015) e Freitag (2016), dentre outros. O corpus utilizado na pesquisa compõe-se de inquéritos aplicados a 50 estudantes do Liceu Nacional Kwame Nkrumah, de Bissau, capital de Guiné-Bissau. Os resultados apontam tendência à maior valorização da língua portuguesa, principalmente a variedade de Portugal, em detrimento das demais línguas presentes no país.Palavras-chave: Guiné-Bissau; língua portuguesa; crioulo guineense; línguas africanas; avaliação linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rubio, C. F., & Cá, J. F. (2019). A AVALIAÇÃO DO PORTUGUÊS E DAS DEMAIS LÍNGUAS DE GUINÉ-BISSAU POR ESTUDANTES GUINEENSES DO ENSINO SECUNDÁRIO. Caderno De Letras, (33), 147-182. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i33.15053
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cássio Florêncio Rubio, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor adjunto IV de Língua Portuguesa do Instituto de Linguagens e Literaturas da Unilab

João Fernando Cá, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduação em Letras pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Lavras