REALIDADE, FANTASIA E ESCRITA LITERÁRIA NA NARRATIVA DER EINSIEDLER SERAPION, DE E. T. A. HOFFMANN
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Com a formulação do “princípio serapiôntico”, a partir da narrativa Der Einsiedler Serapion (O eremita Serapião), E. T. A. Hoffmann estabelece diretrizes formais para sua prática literária que podem ser notadas em grande parte de sua obra. Tendo em vista as investigações entorno de uma “epistemologia literária”, em especial no âmbito da literatura alemã do início do século 19, pretendemos verificar, através da análise da narrativa, em que medida é possível considerá-la uma reflexão sobre a escrita literária, na qual se colocam em discussão os limites entre realidade e fantasia e, com isso, as relações entre literatura e conhecimento (Erkenntnis), de forma a participar da discussão epistemológica da época.
Palavras-chave: E. T. A. Hoffmann; princípio serapiôntico; epistemologia literária.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.