VARIEDADE DA SÁTIRA: UMA ANÁLISE DE CARTAS DE UM DIABO A SEU APRENDIZ, DE C. S. LEWIS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Pâmela Rodrigues Scutari

Resumo

A sátira como obra literária e diversa formal e estilisticamente, e como meio de agressão, denúncia, crítica e correção de sua vítima se manifesta desde a antiguidade. A função social desempenhada pelo satirista ao apresentar a verdade, isto é, discrepâncias entre ideal e realidade, gera temor em seu público e se associa a uma tarefa moral. Isso revela a proximidade da sátira à religião, já que o comportamento lhes é um elemento em comum: a primeira denuncia, humorada e/ou agressivamente, a hipocrisia de determinado grupo social para lhe sugerir correção; a última prescreve comportamentos que considere adequados à sociedade religiosa, porém oferece exemplos de hipocrisia ao longo de sua história. A ficção epistolar Cartas de um diabo a seu aprendiz (1942), de C. S. Lewis, demonstra, portanto, a manutenção da variedade formal, estilística e, principalmente, funcional da sátira ainda no século 20, e a relação dialética entre satirista, obra literária e os contextos histórico-social e religioso em que se insere.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Scutari, P. R. (2021). VARIEDADE DA SÁTIRA: UMA ANÁLISE DE CARTAS DE UM DIABO A SEU APRENDIZ, DE C. S. LEWIS. Caderno De Letras, (38), 447-460. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.16925
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Pâmela Rodrigues Scutari, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Pâmela Rodrigues Scutari tem vinte e quatro anos, é nascida em Garça – SP, é formada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis (Unesp), e, atualmente, cursa o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (Unesp), com ênfase na área de Literaturas Estrangeiras Modernas.

Referências

BIRZER, Bradley J. J. R. R. Tolkien’s Sanctifying Myth: Understanding Middle-earth. Wilmington, DE: ISI Books, 2002.
COLIAMBO. In: MICHAELIS Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2015. Disponível em: . Acesso em: 3 fev. 2019.
ELIOT, T. S. Religion and Literature. In: KERMODE, Frank (ed.). Selected Prose of T. S. Eliot. New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1975.
ELLIOTT, R. C. The Power of Satire: Magic, Ritual, Art. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1972.
HIGHET, G. The Anatomy of Satire. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1962.
HUTCHEON, L. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Tradução de Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1985.
HUTTAR, Charles A. The Screwtape Letters as Epistolary Fiction. Journal of Inklings Studies, v. 6, n. 1, pp. 87-125, 2016.
KILBY, C. S. The Christian World of C. S. Lewis. Grand Rapids, MI: Eerdmans, 1964.
LEWIS, C. S. Cartas de um diabo a seu aprendiz. Tradução de Gabriele Greggersen. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2017.
LEWIS, C. S. “Maldanado propõe um brinde”. In: ______. A última noite do mundo. Tradução de Francisco Nunes. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2018.
McGRATH, A. The Intellectual World of C. S. Lewis. Oxford, OX e Malden, MA: Wiley-Blackwell, 2013.
MUECKE, D. C. A ironia e o irônico. Tradução de Geraldo Gerson de Souza. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1995.
PATTERSON, Nancy-Lou. Letters from Hell: The Symbolism of Evil in The Screwtape Letters. Mythlore, v. 12, n. 1, 1985.
NILSEN, D. L. F. Humor in Twentieth-Century British Literature: A Reference Guide. Westport, CT: Greenwood Press, 2000.
SAYER, G. Jack: A Life of C. S. Lewis. Wheaton, IL: Crossway, 2005.
SCHAKEL, P. J. The Satiric Imagination of C. S. Lewis. Studies in the literary imagination, vol. 22, n. 2, pp. 129-148, 1989.
POLLARD, A. Satire. New York, NY: Methuen, 1980.
WELLEK, R.; WARREN, Austin. A literatura e a sociedade. In: Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários. Tradução de Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins, 2003.