POESIA FEMININA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O SLAM NA CULTURA CONTEMPORÂNEA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lovani Volmer
Daniel Conte
Suzana da Silva Souza

Resumo

O presente trabalho visa tecer uma relação entre poesia e protagonismo feminino a partir da discussão de um recente movimento sociocultural denominado Slam. Para tanto, são apresentados, à luz das teorias de autores como Bachelard, Candido, Cassirer e Zumthor, os elementos fundamentais que compõem o referido movimento e que o articulam à contemporaneidade, enfocando seu papel na valorização do processo de autoria das mulheres poetas e no desvelamento de vozes historicamente estabilizadas à margem da sociedade.Palavras-chave: Poesia; cultura; Slam; poetas.  

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Volmer, L., Conte, D., & Souza, S. da S. (2020). POESIA FEMININA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O SLAM NA CULTURA CONTEMPORÂNEA. Caderno De Letras, (36), 109-125. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i36.16945
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lovani Volmer, UNIVERSIDADE FEEVALE

Possui graduação em Letras - Português/Alemão pela Unisinos (1994), é especialista em Informática Educativa pela Feevale (2001), mestre em Letras, ênfase em Leitura e Cognição, pela UNISC (2008), e doutora em Letras, ênfase em Leitura e Linguagens, pela UCS/Uniritter (2015). É professora na Universidade Feevale, onde já foi coordenadora do curso de Letras e diretora pedagógica da Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação - atualmente atua nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia, nos projetos de extensão "O mundo em NH: refugiados e migrantes, uma questão de Direitos Humanos" e "Jovem Aprendiz Feevale", bem como no Mestrado Profissional em Letras. Possui longa experiência na educação básica, tanto na docência quanto na gestão, e pesquisa especialmente os seguintes temas: letramento e alfabetização; leitura e alfabetização; leitura e formação do leitor; leitura do texto literário no contexto escolar; PNBE; formação de professores.

Daniel Conte, Universidade Feevale

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana, Mestre em Literatura Comparada e Graduado em Letras Português/Espanhol e respectivas Literaturas pela UFRGS, professor permanente e pesquisador da Universidade Feevale, atuando no PPG em Processos e Manifestações Culturais e nos Mestrados Profissionais em Letras e Indústria Criativa.

Suzana da Silva Souza, Universidade Feevale

Mestre em Letras pela Universidade Feevale