POR UMA DEFESA DO ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO NA FORMAÇÃO DE SENTIDOS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Caroline Dambrozio Guerra

Resumo

Neste texto, pretende-se discutir, de maneira pontual e guardadas as devidas proporções, o lugar e o papel do ensino da literatura em contexto escolar brasileiro. Para isso, como não há nada melhor do que a própria literatura para (auto)defender-se, a reflexão parte de uma análise da obra O aventuroso Simplicissimius, do escritor alemão Hans Jakob Christoffel von Grimmelshausen (1621-1676). Na sequência, propõe-se uma leitura do texto A Rainha Mabe, do brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948), de forma a aproximar as discussões iniciais ao contexto da literatura no Brasil. A principal ligação que se busca estabelecer entre a defesa do ensino da literatura e a análise desses dois textos literários encontra seu alicerce no conceito de “diálogo”, aqui entendido, sobretudo, a partir dos apontamentos do estudioso russo Mikhail Bakhtin. Entretanto, para atingir os objetivos dessa proposta, empreende-se uma ampliação desse conceito a uma dimensão, pode-se dizer, extralinguística e extraliterária, focada, principalmente, na importância da presença do diálogo para o processo de formulação de sentidos e de construção de conhecimentos pelos quais os sujeitos se formam e se constituem. Além disso, são postuladas algumas considerações a respeito da primazia da leitura, na escola, da literatura brasileira em detrimento da “literatura universal”, de forma a problematizar essa prática arraigada e legitimada na e pela tradição escolar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Dambrozio Guerra, C. (2021). POR UMA DEFESA DO ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO NA FORMAÇÃO DE SENTIDOS. Caderno De Letras, (38), 253-265. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.16977
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Caroline Dambrozio Guerra, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada no Curso de Licenciatura em Letras - Habilitação Português e Literaturas da Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Santa Maria. Estudante do Curso de Mestrado em Letras, na área de Estudos Literários, na mesma instituição.

Referências

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
BARTHES, R. A preparação do romance. v. II. São Paulo: Martins Fontes: 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2019.
CALVINO, I. Por que ler os clássicos. Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CARVALHAL, T. F. Literatura comparada. 4 ed. rev. e ampliada. São Paulo: Ática, 2006. (Série Princípios).
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2018.
GRIMMELSHAUSEN, H. J. C. VON. O aventuroso Simplicissimus. Tradução de Mario Luiz Frungillo. Curitiba: Editora UFPR, 2008.
HARTMANN, S. H. de G.; SANTAROSA, S. D. Práticas de leitura para o letramento no ensino superior. Curitiba: Ibpex, 2009.
HEISE, E. Weltliteratur, um conceito transcultural. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Rio de Janeiro, n. 11, pp. 35-57, 2007.
LOBATO, M. Histórias diversas. 2 ed. São Paulo: Globo, 2011.
MALHEIROS, M. C. Grimmelshausen – um tratadista político por trás do romancista? Pandaemonium Germanicum, São Paulo, n. 4, pp. 161-178, 2000.
PERRONE-MOISÉS, L. Literatura para todos. Literatura e Sociedade, São Paulo, v. 11, n. 9, pp. 16-29, 2006.
TINOCO, R. C. Percepção do mundo na sala de aula: leitura e literatura. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. 2 ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.